O aplicativo Google Maps vai sugerir aos usuários as rotas onde as emissões de carbono sejam menores. A escolha das rotas com menor impacto ambiental vai levar em consideração o trânsito local, subidas e descidas, e outros fatores.
A rota ecológica será a preferência do aplicativo, sempre que não houver diferenças grandes no tempo do trajeto. Quando a alteração entre uma rota e outra for significativa, o Google vai apresentar as duas opções para que o usuário compare as emissões e o tempo de cada uma, para então escolher.
Em cerca de metade das rotas, podemos encontrar uma opção mais ecológica com o mínimo ou nenhum custo de tempo. – Russel Dicker, diretor de produto do Google
O aplicativo também trará outras novidades em sua nova atualização, com informações sobre o clima e a qualidade do ar, informações importantes para pessoas que tenham problemas respiratórios ou alergias ou que precisem saber a previsão do tempo em determinado local.
A base de dados do aplicativo vai ser alimentada com informações de empresas parceiras, como a The Weather Company, AirNow.gov e o Central Pollution Board. A previsão é que os sistemas do Android e iOS recebem estas atualizações ao longo dos próximos meses.
Via CicloVivo.