Uma equipe multidisciplinar liderada por CRA-Carlo Ratti Associati projetou uma série de ilhas para o Helsinki Energy Challenge. Intitulado Hot Heart, o projeto é baseado em um arquipélago de bacias de armazenamento de calor que também servirá como um centro de atividades recreativas. As “ilhas” contarão com florestas tropicais e ecossistemas de todo o mundo, oferecendo espaços públicos e uma nova atração educacional para a capital finlandesa.
Hot Heart foi desenvolvido em parceria com a Ramboll, Transsolar, Danfoss Leanheat e Schneider Electric, com a coordenação do OP Financial Group, Schlaich Bergermann Partner e Squint / Opera. Localizada na costa de Helsinque, será a maior infraestrutura desse tipo na cidade. O projeto consiste em um conjunto de 10 bacias cilíndricas que funcionam como enormes baterias térmicas: a energia renovável de baixo custo é convertida em calor, armazenada em tanques e conduzida para os canais de distribuição da cidade durante o inverno.
O Hot Heart foi desenvolvido como parte do Helsinki Energy Challenge organizado pelo município de Helsinque para acelerar a transição da cidade em direção à neutralidade de carbono nos processos de aquecimento até 2030. “A produção de energia renovável está ficando mais barata, mas o armazenamento ainda é extremamente caro. Nossa ideia é usar as gigantescas 'baterias térmicas' para armazenar energia quando os preços estão em níveis baixos ou mesmo negativos e encaminhá-la quando necessário para o sistema de aquecimento urbano quando a demanda for alta. Este modelo também seria aplicável a muitas cidades costeiras com climas semelhantes”, comentou Carlo Ratti, sócio fundador da CRA.
O Hot Heart tem conclusão prevista para 2028.