-
Arquitetos: KWK Promes
- Área: 1500 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Jakub Certowicz
-
Fabricantes: Baier, Berndorf, Diasen, ERCO lighting, Hörmman, Ideal Work, Leon, Sapa, Sto, XAL Lightning
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi uma experiência inusitada para nós. O proprietário havia concluído o projeto do jardim, em estágio avançado de implantação, faltava apenas a casa. Algo que a princípio parecia um investimento ridículo no curso das coisas, uma vez explicado, tornou-se absolutamente lógico para nós. Ele queria poder desfrutar do jardim em toda a sua extensão e as plantas demoram muito mais para atingir o tamanho desejado se comparadas à construção de uma casa, mesmo que grande.
O amante da natureza transformou o terreno em um belo oásis verde com um lago e um caminho suave até o local onde a casa deveria estar localizada, também considerada uma galeria de arte.
As curvas que ele gostava de fazer nos inspiraram. O térreo, que abriga a parte diurna, dá continuidade a estas curvas e funde-se suavemente com o envoltório. Esta impressão é complementada pelo concreto cinza utilizado nas fachadas, que remete à cor do caminho de pedra existente, sendo o ponto de partida do projeto. A forma arredondada separa claramente a entrada de automóveis do resto do jardim, proporcionando aos residentes privacidade e silêncio.
O térreo contrasta com o corpo branco minimalista do interior. Duas geometrias diferentes colidem e um átrio suavemente cortado é uma ligação entre os dois andares. O jardim que circunda a casa por quase todos os lados flui para ela através do "semi-átrio" no térreo. Tínhamos uma influência mínima no jardim, por isso, o tratamos como um elemento natural que não pode ser escolhido.
Outro aspecto importante foi o desejo do proprietário de expor sua rica coleção de arte. Portanto, no térreo e no primeiro andar, criamos espaços adicionais de grandes dimensões projetados exclusivamente para a exibição de arte. O anfitrião pode organizar as exposições para receber um grande número de pessoas. Além disso, colocamos as funções mais importantes da casa muito próximas umas das outras para que seja fácil de usar.
As grandes venezianas nas elevações sul e oeste não são apenas de significado formal, revestidas com o mesmo gesso das paredes, também fecham o volume por igual e, acima de tudo, protegem as valiosas coleções de arte da luz solar prejudicial.
O objetivo de melhorar a qualidade do espaço envolvente é atípico e surpreendente. Devido ao caos das construções e à falta de vegetação, o projeto traz o verde para os vastos terrenos que o rodeiam. São criados jardins e, em seguida, segue-se a construção de casas com diferentes tamanhos. Por isso, apoiamos a criação de um planejamento urbano verde e o fornecimento de um espaço amigável e sustentável para se viver, com vegetação abundante, melhorando assim a qualidade do ar nas cidades.
Todo o empreendimento, assim como a casa, utiliza fontes alternativas de energia.