O arquiteto e fundador do escritório com sede em Berlim Kéré Architecture, Francis Kéré, acaba de ser galardoado com a Medalha de Arquitetura da Fundação Thomas Jefferson de 2021. Organizado em parceria pela Universidade da Virginia e pela Fundação Thomas Jefferson em Monticello, a Medalha de Arquitetura da Fundação Thomas Jefferson é uma das quatro honrarias concedidas pela Fundação anualmente. Levando o nome do terceiro presidente dos Estados Unidos, as quatro medalhas buscam reconhecer importantes contribuições no campo da arquitetura, cidadania, inovação e direito.
Nascido em 1965 em Burkina Faso, Francis Kéré mudou-se para a Alemanha em 1985 graduando-se como arquiteto pela Universidade Técnica de Berlim em 2004. Desde então, Kéré tem se dedicado ao desenvolvimento de projetos humanitários e sustentáveis ao redor do mundo. Seu primeiro projeto, desenvolvido e construído de forma cooperativa em sua cidade natal em Burkina Faso, acabou sendo premiado com o prestigioso Prêmio Aga Khan de Arquitetura no ano de 2004. Poucos anos depois, Francis Kéré se tornou um dos arquitetos mais reconhecidos mundialmente, tendo sido premiado em inúmeras ocasiões.
Dentre os projetos mais notáveis do arquiteto encontram-se a Assembleia Nacional de Burkina Faso em Ouagadougou, a Escola Secundária Lycée Schorge em Koudougou, também em Burkina Faso, o Serpentine Pavilion de 2017 em Londres— sendo ele o primeiro arquiteto de ascendência africana a projetá-lo—, os pavilhões de 2016 e 2018 na Bienal de Arquitetura de Veneza e o Pavilhão Xilema, inaugurado no ano de 2019. Além de projetos de arquitetura, Kéré também participou de importantes exposições de arquitetura ao longo dos últimos anos, entre elas “Small Scale, Big Change: New Architectures of Social Engagement”, realizada no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque em 2010, “AFRICA: Architecture, Culture and Identity,” apresentada no Museu de Arte Moderna da Louisiana em 2015, e “Sensing Spaces,” aberta ao público na Royal Academy de Londres no ano de 2014.
Thomas Jefferson acreditava que cada ser humano deveria contribuir para com o mundo e a humanidade de forma proporcional à sua fortuna e sabedoria. O destinatário da Medalha de Arquitetura da Fundação Thomas Jefferson deste ano, Francis Kéré, incorpora a verdadeira essência deste prêmio através de seu altruísmo e determinação. Embora gostaríamos muito de entregar este prêmio em mãos, não podemos deixar de mencionar o quão inspirador é o seu trabalho e criatividade, além de seu compromisso e engajamento social e humanitário, dito isso, esperamos recebê-lo muito em breve aqui em Charlottesville. -- Leslie Greene Bowman, presidente e CEO da Fundação Thomas Jefferson
A Medalha de Arquitetura da Fundação Thomas Jefferson é uma honraria entregue todos os anos exatamente no dia 13 de abril, data em que se comemora o aniversário de nascimento do terceiro presidente dos Estados Unidos. Os vencedores das edições prévias do prêmio incluem, em ordem cronológica, Sir David Adjaye em 2018, Kazuyo Sejima & Ryue Nishizawa em 2019 e WEISS/MANFREDI no ano de 2020.
Estamos muito contentes em anunciar que a Medalha de Arquitetura da Fundação Thomas Jefferson deste ano está sendo concedida ao arquiteto Francis Kéré. Este é um importante reconhecimento à sua carreira, e além disso, estamos ansiosos para revelar também os vencedores das Medalhas em Direito, Cidadania e Inovação em um futuro bem próximo. Embora as atuais circunstâncias nos impeçam de celebrar este importante momento da forma como ele merece, isso não diminui a nossa admiração pelo trabalho de Francis Kéré e as suas inestimáveis contribuições não apenas para o campo da arquitetura, mas para a nossa sociedade como um todo. - Presidente da UVA, Jim Ryan
Via The Thomas Jefferson Foundation at Monticello, University of Virginia.