Uma equipe internacional de projeto composta por OUTCOMIST, Diller Scofidio + Renfro, PLP Architecture, CRA - Carlo Ratti Associati e Arup venceu o concurso para requalificar a região ferroviária de Porta Romana, transformando a antiga paisagem industrial em um bairro verde em Milão. Ao reabilitar o pátio ferroviário desativado que conecta a região sudeste da cidade ao centro, o projeto oferecerá um espaço público rico em biodiversidade, incluindo um grande parque urbano.
Parco Romana é uma reforma de escala urbana que reinterpreta o legado industrial da região de Porta Romana. A proposta vencedora requalifica a área com programas contemporâneos centrados em um ethos de sustentabilidade. Alinhado com as metas do Acordo de Paris, do Acordo Verde Europeu e do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência que segue os ODS das Nações Unidas, o projeto de regeneração transforma um grande pátio ferroviário, costurando espaços urbanos fragmentados.
Parco Romana “será desenvolvido com amplo envolvimento do município e dos cidadãos”. Baseado em princípios de inclusão, biodiversidade, resiliência, conectividade e bem-estar, o vibrante distrito de uso misto oferecerá uma série de espaços públicos para usos compartilhados e será desenvolvido em torno de um grande parque urbano.
“A Floresta Suspensa – uma via verde elevada linear que ajuda a conter, ao invés de apagar, a infraestrutura ferroviária existente – inclui centenas de árvores e oferece rotas de caminhada dedicadas com vistas insuspeitas para o entorno”. Focada na saúde e no bem-estar, a intervenção cria uma ecozona de bosques e pântanos intercalados com hortas comunitárias. Enquanto o distrito de Eastern Gateway oferece um novo centro de negócios para a cidade, a borda oeste consiste em um bairro residencial de uso misto que inicialmente abrigará atletas para os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão 2026, antes de se transformar, após o evento esportivo, em uma comunidade residencial intergeracional permanente.
Explorando soluções de mobilidade, Parco Romana está alinhado aos preceitos das cidades de 15 minutos, oferecendo "tudo o que é necessário para a vida diária a uma curta caminhada dos ambientes de trabalho e de vida do distrito". Com foco em pedestres e ciclistas, em vez de automóveis, o projeto oferece novas opções de percursos, formando corredores integrados a praças públicas que funcionam como pontos de encontro no cruzamento das principais vias de pedestres.