-
Arquitetos: Martens Van Caimere Architecten
- Área: 397 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Nick Cannaerts / Home Sweet Home
-
Fabricantes: Wienerberger
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Frasnes-lez-Buissenal, uma aldeia situada nas colinas, em uma paisagem protegida de Pays de Collines, projetamos a Villa V. O layout da casa tem formato em L, imitando a forma da antiga residência de fazenda, que outrora existia no local.
No interior do L, o programa é organizado em um volume térreo, com uma sequência de salas fechadas e áreas abertas. Um dos eixos do L fica incrustado na colina, abrigando as áreas privativas: quarto, banheiro e escritório. A outra perna contém as áreas sociais e paira sobre a colina, com vista para a impressionante paisagem e a vinícola.
A perspectiva do topo da colina, chamada ‘Dieu des Monts’ (Deus das colinas), para o vale, mostra a casa com seu telhado verde, mimetizando a paisagem circundante. Olhando do vale até a vila, ela parece se desprender da colina, pairando sobre ela.
A casa foi construída em concreto moldado in situ, estabelecendo um forte apelo visual em uma escultura de concreto intransigente. O concreto configura uma tela interior para a villa e funciona como um pano de fundo minimalista para a arte modernista e para a coleção de móveis dos clientes. As técnicas foram mantidas visíveis durante todo o projeto, aceitando sua necessidade e explorando sua qualidade industrial visual.
Do lado de fora, seguindo as rígidas regulamentações materiais da paisagem protegida, a casa foi revestida de tijolos vermelhos, um material comumente usado em Pays De Collines. Maximizando a visão do ambiente em constante mudança, a escultura foi perfurada com peles de vidro, construídas em madeira e vidro. Elas fazem o ritmo estrito com o qual a residência foi projetada, legível para os clientes de dentro para fora e do exterior para as pessoas que ali circulam.
A legibilidade e linguagem arquitetônica da composição são ainda estabelecidas pelas duas coberturas em balanço, uma servindo como acesso coberto, e outra como um terraço coberto, que fecha o volume da casa em L com um forte gesto.