O projeto de Santiago Calatrava para o Yuan Ze Arts and Conference Hall, há mais de uma década em desenvolvimento, teve suas obras finalmente iniciadas esta semana. Quando estiver pronto, o equipamento servirá como palco para exposições e eventos culturais e contará com um edifício de artes cênicas, uma sala de orquestra e um teatro, entre outras instalações.
Localizado ao lado da Universidade Yuan Ze, a sudoeste de Taipei, o projeto deverá se tornar um marco para Taiwan. Além disso, a proximidade com centros de transporte importantes ajudará o projeto a impulsionar o desenvolvimento da região. Composto por três edifícios, o complexo servirá como porta de entrada para a Universidade, ao mesmo tempo em que cria uma importante centralidade cultural para a região.
O Edifício das Artes Cênicas, situado no centro do complexo, é caracterizado por uma cobertura curva que homenageia a arquitetura tradicional de Taiwan. Ao norte, a Sala da Orquestra contará com um teto operável que permitirá expandir e contrair o espaço da sala, criando um interior versátil capaz atender às necessidades acústicas de cada espectáculo. O terceiro edifício, dedicado ao teatro, foi projetado com assentos flexíveis, acomodando vários tipos de apresentações.
O Yuan Ze Arts and Conference Hal será o primeiro projeto de Santiago Calatrava em Taiwan e tem conclusão prevista para 2024.