Em uma época em que o mundo enfrenta grandes desafios sociais e ambientais, a Trienal de Arquitetura de Oslo de 2022 destaca o bairro como um lugar e um horizonte para repensar nossas cidades. Com o título provisório Missão Vizinhança - (Re)formando comunidades, a Trienal explorará como configuramos os lugares que compartilhamos.
O que queremos dizer com “vizinhança”? Os bairros representam a soma dos lugares cotidianos que compartilhamos uns com os outros: as ruas, praças, pontos de ônibus, creches e escolas, os lugares onde fazemos compras e nos encontramos - quando as possibilidades permitem. O bairro é onde ocorrem as atividades comunitárias, mas é também o contexto em que as estruturas da sociedade em geral se expressam. A escala de vizinhança revela nossa capacidade como um coletivo de lidar com desafios e criar estruturas significativas para a vida cotidiana.
Durante os próximos 18 meses, a Trienal será um laboratório aberto para nossa investigação conjunta de formas de configurar os bairros do futuro: Quais são as características de bons bairros? Como a infraestrutura, como as ruas, podem ser transformada em espaços para vizinhança? Como as instituições, escolas e escritórios podem ser projetados para acomodar usos e usuários mais diversos? Além disso, examinaremos mais de perto as formas de reconfigurar as premissas sistêmicas do desenvolvimento de um bairro: Qual é o valor de uma boa vizinhança - para o indivíduo, para a saúde pública e para o desenvolvimento social sustentável? Como os políticos e a administração pública podem criar melhores condições para promover a qualidade destes locais? Como o capital pode beneficiar o bem público no desenvolvimento urbano?
O laboratório aberto é uma plataforma local, nacional e internacional, na qual profissionais e cidadãos se encontram para criar bairros mais prósperos, justos e inspiradores. Apresentaremos diferentes estratégias e ambição, existentes tanto dentro quanto fora dos círculos profissionais, para contribuir para uma abordagem mais empática do desenvolvimento da cidade. O laboratório apresentará práticas, pessoas e projetos que contribuem para o pensamento da vizinhança - da transformação local de uma única rua ao planejamento urbano visionário em grande escala. Vamos lançar luz sobre o passado, o presente e o futuro da vizinhança para mostrar a ampla gama de possíveis comunidades, diversas e vibrantes.
O tema se baseia em um crescente interesse global no desenvolvimento do ambiente local, como a cidade parisiense de 15 minutos e as superquadras de Barcelona. A pandemia de Covid 19 esclareceu a importância da vizinhança, bem como desigualdades significativas no que diz respeito ao acesso às qualidades de uma vizinhança. A Trienal pretende agregar percepções, ideias e propostas de ação que podem ajudar a construir bairros de qualidade para muitos.
Missão Vizinhança é um convite a despertar o imaginário coletivo em relação aos espaços da vida cotidiana. Como em qualquer missão, existe um objetivo: aumentar visivelmente a investigação crítica e construtiva sobre as possibilidades da vizinhança dentro e entre diferentes disciplinas. Buscamos respostas e responsabilidades: O que deve ser feito? Quem pode fazer isso? Qual é a nossa responsabilidade? E por último, não menos importante: O que podemos realizar juntos?
Sobre a Trienal de Arquitetura de Oslo 2022
O lançamento do tema marca o início de um ano e meio de investigações, através de parcerias, convocatórias, debates, pesquisas e muito mais.
Pesquisa e desenvolvimento de bairros em Oslo estarão no centro das atividades da Trienal, enquanto, simultaneamente, buscaremos projetos internacionais, perspectivas e melhores práticas.
A Trienal funcionará como uma rede, que reúne cidades nórdicas maiores para compartilhar conhecimento sobre a cultura e o desenvolvimento do bairro.
Uma série de convocatórias abertas será anunciada durante o outono de 2021, solicitando exemplos internacionais e visões para áreas de desenvolvimento específicas em Oslo.
A abertura da Trienal será de 21 a 25 de setembro de 2022, com o início ao programa de atividades e experimentos nos bairros de Oslo durante o Outono.
O resultado da Trienal será compilado em uma publicação que resume ideias e ações para o pensamento e o desenvolvimento da vizinhança.
A Trienal de Arquitetura de Oslo 2022 é dirigida e curada por Christian Pagh e desenvolvida pelo secretariado da OAT, em colaboração com os membros da Trienal e uma série de organizações parceiras.