A Bienal de Arquitetura de Chicago anunciou a lista de seus colaboradores para a edição do ano de 2021, intitulada The Available City [A Cidade Disponível]. A lista com 29 nomes, selecionada pelo Diretor de Arte David Brown, traz perspectivas globais de cidades como Cape Town, Caracas, Chicago, Copenhagen, Dublin, Paris, Basileia e Tóquilo.
Com inauguração programada para 17 de setembro de 2021, a Bienal de Arquitetura de Chicago reunirá “inovações globais com grupos da comunidade de Chicago para explorar formas de espaços coletivos compartilhados e inspirar novos e criativos usos para espaços vazios na cidade”. Esta quarta edição irá imaginar possibilidades novas e emocionantes para ativar espaços em toda a cidade, expandindo o acesso à arquitetura e design e engajando novas vozes.
Os colaboradores da Bienal de Arquitetura de 2021 de Chicago são um grupo diversificado e criativo que irá trazer novas abordagens de outras cidades globais para serem compartilhadas lado a lado com as histórias e experiências do sul e oeste da cidade de Chicago, buscando criar espaços coletivos prósperos para as nossas comunidades desfrutarem. - Prefeita de Chicago, Lori E. Lightfoot.
Instalações, ativações, exibições, projetos e programas serão compartilhados com o público em Chicago em bairros como North Lawndale, Woodlawn, Bronzeville, Pilsen, South Loop, the Loop e Edgewater, e também em plataformas digitais. Além disso, as equipes irão colaborar com grupos comunitários de Chicago em um processo prático de projeto, dirigido pela comunidade, que ativará espaços latentes, incluindo jardins comunitários, escolas desativadas e vitrines, além de terrenos baldios.
The Available City resulta de um longo interesse por vazios urbanos, muito comuns nas paisagens das cidades estadunidenses. A edição de 2021 nos pede para imaginar as possibilidades transformadoras desses vazios em espaços coletivos, por meio de um processo de troca e colaboração entre arquitetos e moradores. Estou ansioso para as conversas introduzidas pelos colaboradores de 2021, dadas suas perspectivas e conexões globais. - Diretor Artístico David Brown.
Veja a lista dos colaboradores abaixo:
- Ana Miljački (Critical Broadcasting Lab at MIT), Boston
- Ania Jaworska, Chicago
- Atelier Bow-Wow, Tokyo
- Borderless Studio, Chicago
- Central Park Theater Restoration Committee, Chicago
- Christophe Hutin Architecture, Bordeaux
- Departamento del Distrito, Mexico City
- Drawing Architecture Studio, Beijing
- El Cielo, Mexico City
- Englewood Nature Trail, Chicago
- Enlace Arquitectura + Ciudad Laboratorio, Caracas
- fala, Porto
- Gensler (Stone Soup Group), Los Angeles + Chicago
- Hood Design Studio, Oakland
- in care of Black women, Chicago
- Jill Desimini, Cambridge
- Matri-Archi(tecture), Basel + Cape Town
- Open Architecture Chicago + Under the Grid, Chicago
- Outpost Office, Columbus
- Port, Chicago + Philadelphia
- ProjectHOOD, Chicago
- Riff Studio, New York City
- Soil Lab, Copenhagen + Dublin
- studioAPT, Ann Arbor
- Studio Barnes with Shawhin Roudbari and MAS Context, Miami
- Studio Ossidiana, Rotterdam + Venice
- The Bittertang Farm, Clearing, Chicago + Island Center, Bainbridge Island
- THE OPEN WORKSHOP, San Francisco + Toronto
- Urban American City, New York City