
Intitulado "Containporary" o Pavilhão de Kosovo da 17ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza avalia o papel da urbanização global e o processo de planejamento e criação de ambientes sustentáveis. Curado por Maksut Vezgishi, o pavilhão estará exposto de 22 de Maio a 21 de Novembro de 2021.
Arquiteto, artista visual e autor, Maksut Vezgishi irá juntar forças com Vildane Maliqi, Argjire Krasniqi, Feray Dervis, Recep Kerkezi, e Gezim Radoniqi para a criação do pavilhão de Kosovo para a 17ª Bienal Internacional de Arquietura de Veneza. A exposição está sendo organiza pelo Ministério da Cultura, Juventude e Esportes do Kosovo e irá destacar uma urbanização sustentável no país e no mundo.

A falta de planejamentos sustentáveis coloca em risco o Planeta Terra. O problema mais grave é a crise do aquecimento global. Falta consciência e ações coordenadas para evitar os efeitos dos desastres climáticos. Hoje, nenhuma ação humana pode mais ser vista como 'individual'. Os sonhos e a visão da eternidade existem em experiências de transição. Terra e natureza são transformáveis. - Equipe Curatorial
O pavilhão explora como a raça humana pode respeitar e manter o equilíbrio do ecossistema, abordando o urbanismo e a arquitetura de maneiras específicas com consciência ambiental. No momento, as megaestruturas não são construídas de forma consistente. Muitas partes interessadas, como governos, comércio e economia globais, empresas multinacionais e comercialismo, têm uma palavra a dizer quando se trata de construção, minimizando o uso inteligente dos recursos existentes.

Na procura de nobres intenções, a equipe curatorial recorre à "memória" como um "mundo ideal e fantástico de oportunidades que os arquitetos e projetistas revivem e atualizam". Como Kosovo é um país que vive constantemente com a degradação provocada pela "tecnologia suja" do passado, o pavilhão busca abrir um novo capítulo de desenvolvimento sustentável. Para a exposição, os curadores tomaram como base um contêiner, um grande objeto de formato único que está localizado nos municípios. As paisagens ao redor desses contêineres são frequentemente desconsideradas, o que deu à equipe uma tela branca com infinitas novas possibilidades de intervenção.

A modelagem revoluciona os conceitos sociais, políticos e espaciais e fortalece a conexão entre pessoas e países. - Equipe Curatorial

Containporary
- Comissionado por: Jehona Shyti, Ministry of Culture, Youth, and Sports, Republic of Kosovo
- Organizador: Ministry of Culture, Youth, and Sports, Republic of Kosovo
- Curador e Expositor: Maksut Vezgishi
- Co-Expositores: Vildane Maliqi, Argjire Krasniqi, Feray Dervis, Recep Kerkezi, and Gezim Radoniqi
- Música: Elvis Bytyqi and Gjulian Bytyqi
- Fotógrafo: Edon Agushi
- Design Gráfico: Nita Salihu Hoxha

Maksut Vezgishi: o curador nativo de Kosovo, Maksut Vezgishi é graduado em arquitetura, editor de arte contemporânea e autor. Atualmente residindo em Bruzelas, sua experiência profissional envolve arquitetura e edição artística em diversas publicações políticas e culturais. O arquiteto define o seu estilo como "experimental e moderno", chamando a atenção para a procura da "arte atual albanesa".