Para a edição deste ano da Bienal de Arquitetura de Veneza, o Pavilhão do Japão nos convida a refletir sobre o movimento de bens e mercadorias, sobre o consumo de massa, a sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais na arquitetura. Intitulado Co-propriedade de Ação: Trajetórias de Elementos e com curadoria de Kadowaki Kozo, o Pavilhão Japonês para a Biennale deste ano será construído a partir da estrutura de uma tradicional casa japonesa de madeira, a qual será desmontada, enviada para Veneza e então reconstruída e ressignificada através do uso de novos materiais e soluções construtivas. Desta forma, o Pavilhão do Japão procura demonstrar que materiais e estruturas existentes podem ter uma segunda vida, colocando em cheque a crescente demanda por novos insumos e matérias primas, abraçado a reutilização em detrimento do consumo.
A proposta do Pavilhão Japonês para a 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza explora como a popularização do transporte de bens e mercadorias de um continente para o outro afetou a economia mundial de forma generalizada, promovendo o consumo de massa a níveis alarmantes e jamais vistos. Apropriando-se das redes de transporte de mercadorias à serviço do consumo de massa, para promover a reconstrução e a reutilização de materiais e estruturas existentes, o Pavilhão do Japão será construído a partir da estrutura de uma antiga casa japonesa do pós-guerra, a qual será transportada até Veneza e reconstruída ou melhor, ressignificada para dar forma ao pavilhão. Esta casa, como tantas outras estruturas similares construídas no Japão no mesmo período, esteve abandonada por anos e sem uso devido ao declínio da população do país.
Durante o processo de desmontagem da estrutra da madeira, a equipe de arquitetura foi descobrindo as diferentes camadas e texturas do edifício, o qual passou por uma série de reformas e ampliações. Os elementos artesanais e componentes industrializados encontrados são testemunhas da própria história e do desenvolvimento da indústria de construção civil no Japão. Desta forma, o projeto curatorial nos revela como as diferentes camadas temporais que constroem a arquitetura são apenas um momento na vida útil de um edifício. Apropriando-se do conhecimento ancestral e das habilidades manuais dos artesãos locais, os elementos construtivos da casa foram desmontados e reaproveitados para a construção de novos objetos e móveis que adornarão o jardim do Pavilhão do Japão na próxima Bienal de Arquitetura de Veneza. Dando sequencia ao projeto, após o término da bienal, a casa-pavilhão seguirá seu caminho: a ideia dos curadores é utilizar seus elementos para construir um centro comunitário em um bairro popular de Oslo, capital da Noruega.
- Título: Co-ownership of Action: Trajectories of Elements
- Diretores: The Japan Foundation (JF)
- Curador: Kozo Kadowaki
- Arquitetos: Jo Nagasaka, Ryoko Iwase, Toshikatsu Kiuchi, Taichi Sunayama, Daisuke Motogi
- Designer: Rikako Nagashima
- Pesquisadores: Norimasa Aoyagi, Aya Hiwatashi, Naoyuki Matsumoto, Tetsu Makino, Building System Design Laboratory at Meiji University (Kozo Kadowaki, Makoto Isono, Kimihito Ito)
- Editor: Jiro Iio
- Assessoria: Kayoko Ota
- Fotografia: Jan Vranovský
- Vídeo: Hirofumi Nakamoto
- Projeto Expositivo: Schemata Architects (Jo Nagasaka, Sanako Osawa , Yuhei Yagi), Studio IWASE Architecture+Landscape (Ryoko Iwase, Kaoru Endo, Musashi Makiyama), sunayama studio+Toshikatsu Kiuchi Architect (Taichi Sunayama, Toshikatsu Kiuchi, Risako Okuizumi, Takuma
- Shiozaki, Kei Machida, Zu Architects), DDAA (D aisuke Motogi, Riku Murai)
- Graphic Design: L village® (Rikako Nagashima, Kohei Kawaminami, Hiroyuki Inada)
- Engenharia Estrutural: TECTONICA (Yoshinori Suzuki, Kakeru Tsuruta) / Mitsuhiro Kanada Studio at Tokyo University of the Arts (Mitsuhiro Kanada), yasuhirokaneda STRUCTURE (Yasuhiro Kaneda)
- Execução do Projeto Expositivo: TANK (Naritake Fukumoto, Ai Noguchi, Takashi Arai), Takahiro Kai, Tsuguhiro Komazaki, Takashi Takamoto, Masayasu Fujiwara, Mauro Pasqualin, Pieter Jurriaanse, Paolo Giabardo, Valentino Pascolo, Jacopo David, Tommaso Rampazzo
- Fabricação: So Sugita Lab at Hiroshima Institute of Technology
- Coordenador: Harumi Muto
- Gestão do Projeto Expositivo: Arquitetos Associados (Kozo Kadowaki, Akiko Kadowaki)
- With special support of: Ishibashi Foundation