O escritório Zaha Hadid Architects está colaborando com a Hyperloop Italia para projetar a próxima fase das obras da rede de alta velocidade, marcando um ponto de inflexão na história dos meios de transporte. A colaboração visa mesclar arquitetura de ponta, engenharia e planejamento urbano à rede de transporte para melhorar a acessibilidade, conectividade e bem-estar nas cidades atendidas pelo sistema.
O Programa de Parceria Hyperloop foi lançado no mês passado pela Hyperloop Italia com o compromisso de construir o sistema de transporte mais acessível, conveniente e seguro do mundo usando uma materiais ecológicos de última geração. A abordagem multidisciplinar da rede italiana de transporte combina inovações em design e tecnologias operacionais, o que permitiu ao escritório ZHA desenvolver uma proposta inventiva, eficiente, ambientalmente consciente e adaptável às mudanças do futuro.
Os veículos Hyperloop transportam passageiros e cargas em alta velocidade com segurança, economia e sustentabilidade, afirma a empresa. A operação usa tecnologias de levitação magnética passiva alimentada por energias renováveis, transportando passageiros e cápsulas de carga por meio de tubos de baixa pressão para minimizar o atrito. Em comparação com outros meios de transporte tradicionais, este sistema requer pouca energia para funcionar.
Além das estruturas cívicas e culturais monumentais da ZHA, o portfólio da empresa também inclui projetos de infraestrutura de transporte premiados, como a ferrovia Hungerburg Nordpark na Áustria, a estação ferroviária de alta velocidade Napoli-Afragola, o Aeroporto Internacional de Pequim Daxing e a Ponte Sheikh Zayed em Abu Dhabi. A parceria da empresa com a Hyperloop Italia marca sua primeira aventura neste tipo de sistema de transporte.