Um novo e inusitado edifício está sendo construído no campus da Universidade de Indiana em Bloomington para acolher parte do programa compartilhado da Eskenazi School of Art, Architecture + Design. O projeto original, desenvolvido por Mies van der Rohe no ano de 1952 para acolher uma casa de fraternidade no mesmo campus da IU, foi recentemente redescoberto e trazido de volta à vida. Incorporando as mesmas soluções estruturais e de fachada utilizada pelo arquiteto no projeto para a Farnsworth House, construída alguns anos antes, a proposta de Mies para a Universidade de Indiana ficou engavetada por mais seis décadas para então ressurgir em 2013.
Em 1950, Mies van der Rohe foi contatado pela Universidade de Indiana para desenvolver o projeto da casa da fraternidade, na mesma época em que o famoso arquiteto esteve comprometido com o projeto para o Crown Hall do Instituto de Tecnologia de Illinois—o qual acabaria se tornando uma de suas obras-primas mais conhecidas. O projeto para a Universidade de Indiana, por outro lado, acabou sendo abandonado por falta de recursos e, anos depois, a Universidade decidiu doar todos os desenhos de Mies para o acervo do MoMA de Nova Iorque. Em 2013 porém, a ideia de concluir este inacabado projeto ressurgiu com força total, e a Universidade de Indiana não poupou esforços para por em pé talvez, aquele que seria o último projeto de Mies a ser construído—mais de cinqüenta anos após a morte do arquiteto. Em pesquisas subsequentes, as autoridades responsáveis pelo projeto acabaram por descobrir uma série de documentos complementares do projeto, os quais haviam sido arquivados por um dos antigos sócios de Mies. Com a documentação em mãos, a Universidade de Indiana contatou o arquiteto Dirk Lohan, neto do famoso arquiteto, quem reconheceu a autoria de Mies e concordou com a execução póstuma do projeto do avô.
Utilizando os mesmos conceitos formais e estruturais empregados previamente na Farnsworth House e também no projeto do Crown Hall no Instituto de Tecnologia de Illinois, a proposta de Mies para o edifício da UI se baseia em uma estrutura retangular de aço e vidro elevada acima do solo. Cobrindo uma área total de praticamente 1000 metros quadrados, a estrutura projetada por Mies se desenvolve em torno de um pátio central que aumenta consideravelmente a área de fachada do edifício.
A execução do projeto ficou a cargo do escritório de arquitetura Thomas Phifer and Partners, com sede em Nova Iorque, responsáveis também pela adaptação da estrutura segundo as novas normas de segurança e aprovação do projeto executivo junto às autoridades locais. Uma vez concluído, o edifício oferecerá uma série de novos espaços à Escola de Arte, Design e Arquitetura da Universidade de Indiana, incluindo um auditório, espaços de ateliês e escritórios. Para que o edifício pudesse atender as novas normas de segurança, todos os projetos complementares tiveram que ser refeitos do zero, além da inclusão de uma nova escada de acesso e a substituição dos planos de vidro simples por esquadrias de vidro duplo.
- Equipe de Projeto: Thomas Phifer, sócio-responsável; Stephen Dayton, diretor de projeto; Katie Bennett, direção; Matthew Zuckerman e Jessica Luscher
- Engenharia Estrutural: Skidmore, Owings and Merrill, Chicago
- Instalações e projeto de segurança contra incêndio: Cosentini Associates, Chicago
- Iluminação: Cosentini Associates, Nova Iorque
Via Indiana University