A dupla de cineastas Bêka & Lemoine acaba de lançar seu mais recente filme, OSLAVIA. The cave of the past future, realizado especialmente para a exposição Casa Balla - From the house to the universe and back, em cartaz no MAXXI Museu de Roma. O filme consiste em um passeio pelo interior da residência e ateliê onde viveu o pintor futurista Giacomo Balla. O apartamento onde o artista residiu e trabalhou de 1929 até o fim de sua vida será aberto ao público pela primeira vez durante o período da mostra.
O filme transporta os espectadores por um percurso pelos interiores de uma casa de "inestimável valor histórico". O apartamento é uma obra de arte em si, com o piso e teto inteiramente pintados e transformados pelo artista e suas duas filhas, Elica e Luce. O espaço permanece intocado desde a morte de Balla em 1958.
Bêka & Lemoine foram convidados pela equipe curatorial do MAXXI a adentrar o espaço e registrar sua intrigante singularidade. O filme é uma jornada arqueológica que reconstrói este lugar de silêncio e memória a partir de jogos de luzes, sons e cores. Além de Bêka & Lemoine, os artistas Carlo Benvenuto, Alex Cecchetti, Emiliano Maggi, Leonardo Sonnoli, Space Popular e Cassina com Patricia Urquiola também foram convidados a investigar a Casa Balla a partir de diferentes técnicas e mídias.
Artistas audiovisuais, cineastas e produtores, Ila Bêka e Louise Lemoine trabalham juntos há 15 anos explorando novas formas de criar narrativas que envolvam a arquitetura e o espaço urbano. Seu portfólio – composto atualmente por 30 títulos, entre longas e médias-metragens – lança luz sobre o cotidiano urbano de diferentes cidades do mundo e revela uma mirada atenta aos aspectos mais banais da vida humana no espaço. Recentemente, o ArchDaily conversou com a dupla sobre sua obra: leia aqui.