O Heatherwick Studio acaba de ser selecionado para desenvolver o projeto de um novo edifício de escritórios em Madri para a cadeia de lojas de departamentos espanhola El Corte Inglés. Como a primeira estrutura a ser construída pelo Heatherwick Studio na Espanha, o projeto do Castellana 69 aproveita desta oportunidade para reinventara a própria tipologia de edifício de escritórios, incorporando ainda uma série de estratégias de sustentabilidade. Desenvolvido em parceria com a CLK architects e o BAC Engineering Consultancy Group, o Castellana 69 será uma estrutura que se desenvolve ao redor de um pátio central acessível, criando fortes conexões entre o edifício e o seu entorno imediato.
Ocupando o último terreno disponível em uma importante zona de reurbanização em pleno centro da capital espanhola, o projeto desenvolvido pelo Heatherwick Studio revela um forte compromisso ambiental. Incorporando materiais de fontes majoritariamente renováveis, o projeto procura tirar o máximo proveito dos recursos naturais disponíveis no local, minimizando consideravelmente a sua pegada de carbono se comparado a um típico edifício de escritórios. Além disso, o projeto está sendo desenvolvido para ser neutro em emissões de CO2.
É uma alegria enorme para toda a nossa equipe ter a possibilidade de construir o nosso primeiro edifício na Espanha. O Castellana 69 é uma excelente oportunidade para propor algo novo, para mostrar para o mundo que é possível construir edifícios de escritórios modernos porém humanizados, priorizando simultaneamente a sustentabilidade social e ambiental. - Thomas Heatherwick, fundador do Heatherwick Studio
Nesta tentativa de “humanizar” o espaço de trabalho, os arquitetos procuraram criar um ambiente estimulante e flexível o bastante para permitir que ele evolua e se transforme com o tempo e de acordo com as mudanças que possam vir a ser necessárias no futuro. O projeto procura aproveitar-se do clima ameno de Madri na maior parte do ano, incorporando fluxos contínuos de ventilação natural entre os espaços internos e externos além de disponibilizar uma série de espaços de trabalho e convívio compartilhados. A construção do novo edifício de escritórios da capital deverá ser iniciada já no ano que vem, com data prevista de conclusão para 2024.