O MVRDV acaba de apresentar o seu mais novo projeto, um edifício comercial escalonado com terraços jardins a ser construído na cidade de Xangai, China. Desenvolvido para a empresa de tecnologia aplicada à agricultura, a Lankuaikei Agriculture Development (LAD), o edifício encontra-se situado em uma nova área de expansão urbana de Xangai e está composto por onze pavimentos escalonados cobertos por uma série de jardins acessíveis. Além disso, buscando transparecer a visão de uma empresa dedicada ao desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à agricultura, a estrutura conta com uma cobertura curva de alta tecnologia que acompanha a topografia construída do edifício. Incorporando uma série de princípios e critérios de sustentabilidade, o projeto desenvolvido pelo escritório holandês apropria-se de sua topografia escalonada para criar inúmeros jardins cultiváveis e acessíveis, incorporando diversos sistemas de energias renováveis e apropriando-se de materiais com baixo teor de carbono.
Formalmente, os níveis escalonados do edifício se projetam em direção à entrada principal do edifício, os quais incluem uma rota acessível que vai da rua de acesso à cobertura. Interiormente, o edifício abriga uma série de espaços de escritórios, laboratórios e espaços de co-working, assim como um auditório e espaços para eventos e exposições. No perímetro que acompanha as ruas, o edifício conta ainda com uma série de espaços comerciais e outras três entradas secundárias que se conectam através de um espaço expositivo central. No subsolo encontram-se os estacionamentos e também uma cafeteria, ambos amplamente iluminados pelos vazios que se estendem desde a cobertura até os níveis inferiores.
Incorporar critérios de sustentabilidade em todas as fases de um projeto de arquitetura é um desafio fascinante para qualquer arquiteto, e para nós do MVRDV, é algo que nos move e nos inspira a criar projetos cada vez melhores. Não procuramos apenas construir edifícios mais sustentáveis em termos de energia, mas estruturas que sejam agradáveis para aqueles que trabalham ali todos os dias. –Jacob van Rijs, sócio fundador do MVRDV
O projeto do edifício de escritórios da LAD, foi concebido para ser uma das estruturas mais sustentáveis já construídas no país. As estratégias da equipe de arquitetura incorporam desde uma seleção cuidadosa dos materiais, prestando atenção principalmente em sua origem e no teor de carbono incorporado, passando por sistemas inovadores de ventilação natural e estratégias de sombreamento que tendem a diminuir consideravelmente o consumo de energia do edifício como um todo. Além disso, a cobertura curva e permeável do edifício incorpora um amplo sistema de energia solar voltado para o sul, enquanto a fachada norte permanece permeável e aberta à luz natural difusa. As fachadas contam ainda com um sistema de células fotovoltaicas incorporado nas esquadrias, filtrando a luz excessiva do sol ao mesmo tempo que produz energia limpa, fazendo deste um edifício praticamente neutro em consumo global de energia.
Cliente: Lankuaikei Agriculture Development
Área: 18,900m2
Sócio responsável: Jacob van Rijs
Arquiteto Associado: Frans de Witte
Equipe de Projeto: Fedor Bron, Fouad Addou, Li Li, Aneta Rymsza, Nicolas Garin Odriozola, Alberto Canton, Anna Brockhoff
Diretor do MVRDV na Ásia: Steven Smit
Consultor de Sustentabilidade: Peter Mensinga
Imagens: Antonio Luca Coco, Luca Piattelli, Angelo La Delfa, Luana La Martina
Arquiteto Local: ECADI
Consultor de Energia: Buro Happold