O escritório Zaha Hadid Architects foi convidado a expor na 17ª Exposição Internacional de Arquitetura — A Bienal de Veneza de 2021. Intitulada de ‘Ecologias Urbanas de Alto Desempenho’- ‘High-performance Urban Ecologies’. A instalação responde ao tema das Comunidades Resilientes, exibindo o Alis Meeting Pod, uma estrutura modular projetada para o Masteplan da Unicorn Island, que está atualmente em construção em Chengdu, na China. A instalação está exposta no Giardino delle Vergini, na entrada do Pavilhão italiano.
ZHA emprega uma abordagem holística em seus projetos, integrando arquitetura, engenharia e urbanismo para desenvolver soluções de baixo carbono, que economizam energia e recursos. Seguindo a demanda global de novos requisitos para áreas de reunião contemporâneas, o Alis Meeting Pod foi projetado para "aprimorar a colaboração e a cooperação em um espaço que integra flexibilidade e conforto com tecnologia de informação avançada".
O design modular do volume permite que ele seja facilmente desmontado, transportado e reutilizado em diferentes configurações e para diferentes funções. Cada elemento do projeto e função da cápsula, garante durabilidade e um desperdício mínimo com componentes que podem ser reciclados para futuras aplicações. Seu design inspirado em pétalas de orquídea, envolve o casulo para fornecer privacidade e abrigo, ainda mantendo uma ótima visibilidade. O módulo é construído com técnicas de fabricação de precisão, como impressão 3D e ferramentas CAD / CAM.
Localizada na nova área de Tianfu, ao sul de Chengdu, a Unicorn Island é um centro cívico empresarial e residencial, ecologicamente sustentável voltado para os setores de tecnologia e pesquisa da China. O local será o lar de 70.000 pesquisadores, funcionários de escritórios, residentes e visitantes. O Masterplan de uso misto com 67 hectares é a primeira construção no projeto da Unicorn Island de Chengdu.
Com um plano diretor radial, o projeto permite acesso imediato a todo o espaço. A praça central e a estação de metro estão rodeadas por “aglomerados de edifícios”, com alturas e composições que variam de acordo com funções, programa, etc. De fato, através do crescimento orgânico, as estruturas irão criar uma comunidade diversificada. Sistemas de gestão de água natural e inovações em tecnologias de agricultura urbana também serão incorporados na Unicorn Island.
Confira a abrangente cobertura da Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 realizada pelo ArchDaily. Não deixe de assistir à nossa playlist oficial no Youtube, onde apresentamos entrevistas exclusivas com arquitetas, arquitetos e curadores da Bienal.