Planejar o mobiliário de uma casa envolve não apenas construir áreas de armazenamento, mas também contribuir com a funcionalidade e imagem de cada ambiente. Um bom exemplo para ilustrar essa frase está nos closets, normalmente localizados nos quartos, estes espaços que antes eram voltados apenas para guardar roupas, hoje já integram outras funções, ganhando uma maior importância de acordo com o desejo do cliente.
Como pode-se observar nas soluções abaixo, muitos projetos se apropriam desse espaço para pensar como o banheiro da suíte será instalado, como agregar móveis que normalmente ocupariam outro lugar - como uma penteadeira, por exemplo - ou tirar proveito do ambiente reservado e silencioso que é criado para introduzir mesas de escritório ou poltronas para leituras. Assim, o closet torna-se um cômodo versátil que passa a ter outros usos que não apenas o de guardar roupas. Abaixo, selecionamos quinze exemplos que demonstram como esse espaço pode se tornar um ambiente bem aproveitado na arquitetura residencial.
Casa E2211 / RAVEL Architecture
Casa Ichijoji / YAP
Apartamento sobre o mar Pied-à-mer / Michael K Chen Architecture
Casa OW / ST design studio
Apartamento Louveira / Estudio FM + Rosenbaum®
Apartamento RFV / João Tiago Aguiar Arquitectos
Apartamento Umami / Semerene Arquitetura Interior
Casa FH / Protostudio+Prototype
Loft Zagal / Tangible
Apartamento GM / Nildo José
Apartamento Eduardo e Clarissa / INÁ Arquitetura
Casa Lima / Studio MK27 - Marcio Kogan + Samanta Cafardo + Elisa Friedmann
Casa O-asis / The Ranch Mine
Casa E / C.F. Møller Architects
Apartamento Lar Familiar / Paulo Moreira Architectures
Este artigo é parte da série Ideias para Casa, em que exploramos assuntos relacionados à vida doméstica a partir de dicas, soluções e ideias para melhorar sua residência. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.
Publicado originalmente em agosto de 2021.