Após o Rio de Janeiro em 2020, Copenhague é nomeada pela Unesco como Capital Mundial da Arquitetura para 2023 e sediará o Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos no mesmo ano. Em sua segunda edição, a iniciativa busca destacar o papel da arquitetura e do planejamento urbano na construção de um futuro sustentável e no enfrentamento dos desafios globais. Designada trienalmente, a cidade eleita Capital Mundial da Arquitetura se torna um fórum internacional de debate em torno de questões relacionadas ao meio ambiente urbano.
A capital dinamarquesa sediará o 28º Congresso Mundial da UIA, um fórum profissional que data de 1948. Sob o tema abrangente Futuros Sustentáveis - Não Deixe ninguém para Trás, Copenhague será o lar de uma série de eventos que exploram como a arquitetura e o planejamento urbano podem contribuir para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O título definirá a agenda cultural da cidade em 2023 por meio de iniciativas voltadas para aumentar a consciência pública sobre a arquitetura sustentável.
Esta é uma chance para pessoas comuns e líderes mundiais verem o valor do design na vida cotidiana. Nossa parceria com a Unesco reforça o lugar da arquitetura e do design urbano no avanço dos valores culturais e influências na sociedade, tão necessários no mundo de hoje. Os arquitetos podem ver o mundo como ele é — e como ele poderia ser. — Thomas Vonier, Presidente da UIA
Primeira Capital Mundial da Arquitetura, o Rio de Janeiro deveria receber o 27º Congresso Mundial de Arquitetos; no entanto, o evento se tornou digital em função da pandemia. A edição deste ano explorou maneiras de criar um ambiente urbano mais justo e favorável sob o tema Todos os mundos. Apenas um mundo. Arquitetura 21. De acordo com a UIA, Barcelona e Pequim são candidatas ao título de 2026.
Fundada em 1948, a União Internacional de Arquitetos (UIA) é uma organização não governamental com sede em Paris que trabalha para sustentar a troca de ideias entre arquitetos, promover novos conceitos e tecnologias, influenciar políticas públicas de construção e desenvolvimento e prestar assistência a estruturas profissionais em todo o mundo.