Faleceu hoje, 04 de agosto de 2021, aos 85 anos, o arquiteto Wandenkolk Tinoco. Nascido no Recife em 1935, Tinoco se graduou em arquitetura pela Escola de Belas Artes de Pernambuco em 1958 e a partir de 1960 começa a lecionar na mesma instituição, que depois se tornaria a Universidade Federal de Pernambuco.
Tanto pela sua atuação como docente, quanto pela sua produção de prancheta, Wandenkolk se tornou figura fundamental da arquitetura brasileira, influenciando alunos com sua didática e apuro plástico e marcando a paisagem urbana com um conjunto de obras que tinha como destaque os edifícios residenciais. Infelizmente, a historiografia da arquitetura centra suas atenções na face sudeste-sul do país e alguns nomes não tiveram seu devido espaço a partir de suas contribuições. Esse é o caso de Wandenkolk.
Na obra de Wandenkolk é possível observar o desenvolvimento de uma arquitetura moderna com ares locais, fazendo a junção entre o repertório plástico modernista e preocupações bioclimáticas pelas quais o aproveitamento da luz natural, o emprego da ventilação cruzada, o uso de materiais locais combinados com as novas tecnologias da época e as adaptações aos códigos sócio-espaciais locais fizeram da obra do arquiteto uma intensa elegia ao clima local.
Em 2015 as ideias e obras do arquiteto circularam no documentário intitulado Wandenkolk, dirigido pelo também arquiteto Bruno Firmino.