-
Arquitetos: BOD Architekti
- Área: 2375 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Tomáš Slavík, Jiří Alexander Bednář
-
Fabricantes: MORAVOSTAV, SYNER
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este pavilhão esportivo está localizado em Modřice - a parte circundante de Brno, que é a segunda maior cidade da República Checa. A estrutura urbana da cidade Modřice tem a escala de uma pequena vila - as edificações na rua Benešova são de um ou dois andares, as de três são uma exceção. O centro esportivo projetado respeita esses princípios, apesar de sua altura equivalente a um prédio de três andares, com 9 a 11 metros. O terreno está localizado entre uma escola primária e a linha férrea.
O volume em si está situado na fronteira com a linha férrea, por isso, serve como uma barreira de ruído para a escola e, ao mesmo tempo, não impede a entrada de luz solar nas salas de aula. Vemos o antigo edifício como uma camada histórica que dá ao local um alto valor. A memória da própria região é importante para a nossa proposta, dessa forma, restauramos o antigo edifício e nele abrigamos o restaurante - um local importante para a vida comunitária.
O pavilhão esportivo tem a ambição e potencial para se tornar um centro comunitário. A arquitetura do volume deve, portanto, expressar a solidez e a importância do lugar. Tendo isso em vista, ele foi projetado como uma pacífica casa assentada sobre o solo. O conceito espacial se encaixa perfeitamente em seu entorno. O grande salão de esportes está dividido em 3 volumes correspondentes à sua função - podendo ainda ser dividido em três quadras de vôlei.
O volume do antigo restaurante tornou-se um padrão, repetindo o mesmo formato se enfatiza a sua existência. O nível do hall é 3 metros mais baixo do que o da entrada. Isso permite manter a altura do edifício baixa, ter a mesma altura do antigo e melhorar o equilíbrio térmico do volume.
A estrutura de concreto do edifício é visível no interior e confere um caráter marcante. A própria estrutura cria muitas vistas interessantes que também simplificam a orientação no edifício. Elementos importantes para o interior são as claraboias na cobertura, que fornecem iluminação indireta para o grande salão de esportes, o salão dos espelhos, a galeria e o corredor que leva ao salão dos espelhos.
A estrutura da cobertura é feita em aço e está revestida com painéis acústicos. O chão é em madeira assim como o revestimento acústico. A fachada do novo edifício é feita em peças de gesso perfilado com linhas horizontais, criando detalhes em escala humana. É também uma espécie de reminiscência da antiga saliência da fachada do edifício anterior. A fachada do antigo edifício foi recuperada por meio de uma fotografia do início do século XX.