
A Foster + Partners concluiu recentemente o Centro de Ciências do Cérebro Edmond e Lily Safra, um novo centro de pesquisa dentro do campus da Universidade Hebraica de Jerusalém. O projeto apresenta uma série de laboratórios flexíveis dispostos em duas alas paralelas em torno de um pátio central aberto, que recria a paisagem circundante através de suas árvores cítricas e cursos d'água. A distinta tela da fachada representa a estrutura neurológica do cérebro, desenhada pelo neurocientista espanhol Santiago Ramon y Cajal no início do século XX.

O novo centro de pesquisa dedicado à exploração do cérebro é uma mistura de espaços sociais e laboratórios projetados para atender à comunidade científica e ao público em geral. Localizado em uma paisagem natural, o projeto, que se tornará uma porta de entrada para a Universidade, incorpora princípios de design biofílico e possui um importante espaço social. O coração do projeto é o pátio central, que estabelece novas rotas de circulação dentro do campus e forma um microclima fresco por meio do uso de vegetação e um elemento de água central.

O projeto tem uma agenda social progressiva que vem sendo aplicada em escala urbana, criando um centro de pesquisa e aprendizagem verdadeiramente inclusivo. O novo edifício está localizado próximo à principal via de pedestres da Universidade, e sua fachada convida à exploração, atraindo as pessoas para dentro para aprender sobre as atividades de pesquisa. - Darron Haylock, arquiteto responsável da Foster + Partners
Os laboratórios apresentam um design flexível que pode acomodar necessidades futuras dentro do processo de pesquisa. As vinte e oito instalações estão interligadas por núcleos sociais, concebidos para "incentivar a interação informal e a troca de ideias". O piso térreo é composto por instalações de ensino, um auditório com 200 lugares, uma biblioteca e um café, bem como uma galeria para exposição de arte relacionada com o cérebro. A estratégia ambiental do projeto incorpora várias técnicas passivas para reduzir o uso de energia. A orientação do edifício minimiza o ganho solar. Os níveis superiores são sombreados pela tela de alumínio, enquanto as coberturas de ETFE translúcido fornecem resfriamento passivo adicional.

- Foster + Partners Design Team Norman Foster: David Nelson, Spencer de Gray, Stefan Behling, Darron Haylock, Matthew Hayhurst, Parul Singh, Kadri Kaldam, Apostolos Despotidis, Joana Santos, Josef Musil
- Equipe de engenharia da Foster + Partners: Roger Ridsdill Smith, Xiaonian Duan, Piers Heath
- Arquiteto colaborador: YBGSNA - Yuval Baer Galit Shifman Nathan Architects