A Adjaye Associates acaba de anunciar uma parceira com o governo de Gana para projetar uma série de infra-estruturas de saúde pública no país. Inserido no contexto do programa Agenda 111, que está sendo levado a cabo pelo governo ganês com a intenção de construir 101 novos hospitais distritais, 7 hospitais regionais, 2 hospitais psiquiátricos além da reforma do Hospital Psiquiátrico de Accra, o projeto replicável desenvolvido pela Adjaye Associates pretende transformar o sistema de saúde pública no país.
Gerido pelo Grupo de Infraestrutura Hospitalar (HIG), subordinado ao Governo local de Gana, este ambicioso projeto “tem como principal objetivo transformar o país em um dos mais importantes Centros de Excelência Médica de todo o continente, colocando Gana como um novo destino para o turismo médico na África”, segundo informou o presidente do país Nana Akufo-Addo. Uma rede de novos Hospitais Distritais será estabelecida com o intuito de promover o acesso à saúde pública nos quatro cantos do país. Por trás do desenvolvimento deste projeto que pretende transformar o sistema de saúde pública de Gana está a Adjaye Associates, escritório de arquitetura liderado por David Adjaye. Segundo a equipe de arquitetura, o conceito proposto pela Adjaye Associates para a serei de hospitais da Agenda 111 “combina o que há de mais avançado em termos de tecnologia hospitalar, com uma abordagem holística e contextual que pretende delinear um novo sistema de referência para todo o continente”.
Nós da Adjaye Associates entendemos que a infraestrutura hospitalar deve oferecer mais à população do que apenas locais para a prestação de serviços médicos. Nossa proposta de projeto busca explorar todo o potencial desta ambiciosa iniciativa, ressignificando o hospital como um importante elemento da infraestrutura comunitária e que, além disso, incorpora critérios de sustentabilidade, eficiência energética e que pretende estabelecer também uma nova rede de espaços verdes, públicos e acessíveis que possam promover a cura e o bem estar dos pacientes. -- David Adjaye
A proposta base para os hospitais distritais foi delineada pela Adjaye Associates com o intuito de promover uma nova experiência de saúde pública no país, reconhecendo que o projeto deve ser suficientemente flexível para poder ser adaptado com facilidade aos mais de 100 diferentes contextos urbanos e rurais. Com isso em mente, os hospitais serão construídos em único pavimento, o qual poderá ser integrado a outras estruturas secundárias de suporte. O programa básico, portanto, inclui principalmente um espaço de recepção e encaminhamento de pacientes, uma ala administrativa, uma farmácia, espaços para laboratórios e centros de diagnóstico, fisioterapia, um centro de saúde pública, enfermarias e centro cirúrgico, pediatria, maternidade e centro de terapia intensiva. Dentro deste conjunto de programas, os edifícios diferenciam-se pelas suas estruturas de cobertura: em duas águas ou asa de borboleta. Como duas estratégias projetuais complementares, as diferentes soluções de cobertura foram concebidas para oferecer melhores condições de iluminação e ventilação natural quando necessário, ou para estabelecer ambientes interiores mais controlados. Embora distintas, ambas soluções de cobertura permitirão captar a água da chuva além de contarem com uma camada de isolamento térmico para minimizar o ganho de calor excessivo no interior dos edifícios.
Apropriando-se da sabedoria secular dos símbolos de Adinkra, fomos buscar inspiração no Denkyem, que simboliza um crocodilo na cultura Gana – uma criatura capaz de transitar tanto na terra quanto na água e que é famosa por sua versatilidade e capacidade de adaptação. — Adjaye Associates.
Considerando estratégias passivas, inteligentes e ecologicamente responsivas além de sistemas pré-fabricados que mantêm a pegada de carbono dos edifícios em níveis aceitáveis, o projeto base que desenvolvemos para o programa Agenda 111 poderá ser amplamente reproduzido e de forma fácil, rápida e eficiente. Por outro lado, em termos formais, “o edifício tem um caráter didático, com uma entrada bem definida e acolhedora”. Na verdade, a estrutura dos hospitais se ramifica a partir de uma coluna vertebral central que é ativada por um jardim e uma série de espaços públicos envoltos pela natureza, uma solução que “trará um pouco de verde para dentro do edifício, criando uma atmosfera geral favorável ao ambiente hospitalar”.
- Projeto de Arquitetura: Adjaye Associates
- Coordenador de Projeto: Sutherland & Sutherland Architects
- Biomed: Titan Biomedical Engineering
- Construtora: Varias
- Engenharia Elétrica: Global Engineering & Technology
- Consultor Projeto Cozinha: Smollensky’s
- Consultor Projeto Hospitalar: Ministério da Saúde
- Paisagismo: Brix Landscaping
- Engenharia Mecânica: Global Engineering & Technology
- QS: CC&M Consult Ltd.
- Sinalização: Mainline
- Engenharia Estrutural: CSEng