O escritório japonês Kengo Kuma & Associates divulgou imagens do projeto para o Museu de Literatura Infantil Eiko Kadono, um espaço cultural onde os jovens poderão experimentar o mundo imaginário do aclamado autor de livros infantis japoneses Eiko Kadono. Localizado às margens do rio Edogawa e dentro Parque Nagisa, em Tóquio, o projeto apresenta uma série de volumes que seguem a curva da encosta onde se localizam e uma cobertura saliente que se prolonga em direção à paisagem.
Escritor prolífico e vencedor do prêmio Hans Christian Andersen de 2018, Eiko Kadono é conhecido por obras como "Kiki's Delivery Service", uma história que inspirou a famosa adaptação cinematográfica de 1989 dirigida por Hayao Miyazaki. Em homenagem à autora, Kuma baseou seu projeto na cidade fictícia retratada na história.
A estrutura do pavilhão é uma homenagem às pequenas casas das histórias de Kadono, enquanto que o telhado se prolonga para fora como uma flor desabrochando, unificando a composição. Os arquitetos descrevem o projeto como um lugar onde "você pode vivenciar o mundo de Eiko Kadono com todos os cinco sentidos enquanto experiencia a rica natureza do parque". O museu tem planos de recriar a paisagem urbana fictícia de "Kiki's Delivery Service" usando a técnica de projeção mapeada. Outras instalações incluem salas de leitura e uma réplica do ateliê da autora. O projeto tem inauguração prevista para meados de 2023.
- Localização: Parque Nagisa, Tóquio, Japão
- Área: 1.600㎡
- Projeto estrutural: Ejiri Engineers
- Engenharia mecânica: Kankyo Engineering
- Paisagismo: CROSS・POINT
- Expografia: NOMURA Co., Ltd.