O escritório OMA divulgou o projeto de um novo edifício de escritórios em Amsterdã, que substituirá a sede de um banco construída nos anos 1980. Localizado em uma das principais avenidas da cidade, o edifício de cinco pavimentos é definido pelas características de seu entorno. Apresentando volumes de vidro na fachada que se volta à avenida e tijolos na fachada que se volta à área residencial, o Apollolaan 171 busca estabelecer um diálogo com a arquitetura Berlage do século XX do distrito sul de Amsterdã.
Localizado em um terreno de esquina, o novo projeto será construído sobre as fundações preservadas do edifício de escritórios do banco que em breve será demolido, uma estrutura monolítica de 20 metros de altura. Com um volume estritamente definido por regulamentos de zoneamento, a imagem arquitetônica do novo projeto é uma interação de transparência e texturas. Em direção ao bulevar, fachadas de vidro e volumes deslocados compõem a imagem do novo complexo de escritórios, imitando a escala dos edifícios próximos e refletindo o verde do bulevar. Além disso, uma nova área pública será criada em um recuo do térreo.
Apollolaan 171 é um projeto de caráter duplo. Sua face transparente ao longo da avenida Apollolaan confere uma qualidade aberta e convidativa ao edifício. Sua fachada de alvenaria finamente trabalhada, por sua vez, marca uma intervenção delicada e modesta neste bairro rico em história. — David Gianotten, sócio do OMA
Em direção à área residencial, o projeto apresenta volumes escalonados revestidos de tijolos, evocando o casario histórico da região. A demolição da sede do banco existente está em andamento e a construção do novo projeto começará neste ainda este ano, com conclusão prevista para meados de 2023.
- Area: 9.345 m2
- Sócio responsável: David Gianotten
- Arquitetos a cargo: Tanner Merkeley, Vincent Kersten
- Equipe: Margerida Amial, Deniz Arikan, Dagna Dembiecka, Michael den Otter, Gaetano Giordano, Igor Jablan, Honglin Li, Alex Mortiboys, Xaveer Roodbeen, Max Scherer, Haoyang Wu, Arda Yildiz, Wenjia Zhang
- Gestão do projeto: vb&t Projectmanagement bv Eindhoven
- Estrutura: v. Rossum BV raadgevende ingenieurs Amsterdam
- Mecênica e acústica: Nelissen Ingenieursbureau Eindhoven
- Projeto executivo: de Architecten CIE bv Amsterdam
- Construtora: J.P. van Eesteren Amsterdam