Enquanto o Grand Palais de Paris, construído no século XIX, continua fechado para reformas, uma estrutura temporária acaba de ser inaugurada para acolher os principais eventos e atividades culturais que costumavam ter lugar no famoso palácio parisiense. Implantado no Campo de Marte, justo ao lado da Torre Eiffel e da Escola Militar, o Grand Palais Éphémère—projetado Wilmotte & Associés—é um edifício modular com cobertura curva inspirado nas famosas estruturas de aço e vidro construídas para as Exposições Universais. Estruturas efêmeras nem sempre tem a mesma sorte da Torre Eiffel, a qual havia sido concebida como uma estrutura temporária símbolo da Feira Mundial de 1889. Pensando nisso, o fotógrafo Jad Sylla decidiu registrar este momento único da cena artística parisiense, ao mesmo tempo que documentou todo o processo de construção dessa icônica e efêmera estrutura construída no centro da cidade luz.
Implantado em pleno coração de Paris, junto ao eixo monumental que conecta a Torre Eiffel à Escola Militar, o Grand Palais Éphémère é um edifício temporário que procura integrar-se perfeitamente ao seu contexto imediato. Considerando importantes critérios de sustentabilidade, o pavilhão foi concebido para ser montado, desmontado e 100% reciclável. Composta por 44 arcos pré-fabricados de madeira, a estrutura modular do pavilhão poderá ser reaproveitada após a conclusão das obras no Grand Palais, podendo ser remontada em diversas outras configurações e contextos. Além disso, a madeira utilizada na estrutura do edifício é de origem certificada.
O material translúcido utilizado nas fachadas do pavilhão, por sua vez, não apenas foi escolhido por revelar os monumentais arcos de madeira do edifício mas como forma de celebrar a magnificência de um ícone da cidade de Paris: a Torre Eiffel. Além disso, o revestimento duplo de fachada também opera como camada de isolamento térmico e acústico. Interiormente, o pavilhão conta com uma plataforma de observação e um amplo espaço flexível para a realização de eventos e exposições temporárias. Finalmente, o Grand Palais Éphémère se insere perfeitamente em seu entorno histórico e dinâmico, contribuindo de forma única para com a experiência do espaço urbano e do cenário artístico parisiense.
Inaugurada em junho deste ano, o Palácio Efêmero ficará aberto aos visitantes até o outono de 2024, quando o projeto de restauração do Grand Palais será concluído e o mesmo devolvido à cidade de Paris. Contando com um espaço de aproximadamente 10.000 metros quadrados, o Grand Palais Éphémère abrigará ao longo de sua vida útil desde exposições de arte e desfiles de moda até competições oficiais como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris em 2024.
- Arquitetos : Wilmotte et Associés
- Engenheiros : Chabanne Ingénierie
- Acústica: Lamoureux acoustics
- Controle e coordenação: Socotec Construction
Imagens via Jad Sylla Photography