Comemorando o 500º aniversário do complexo de habitação social Fuggerei, em Augsburg, Alemanha, a MVRDV colaborou com a Fundação Fugger para iniciar uma conversa sobre os planos arquitetônicos e urbanos de Fuggereien, o mais antigo complexo de habitação social do mundo. Ao longo dos próximos meses, a Fundação Fugger estará promovendo debates interdisciplinares, que destacam os princípios urbanos norteadores da Fuggerei, e discutem os desafios sobre o campo da arquitetura, política, cultura e ciências, trazendo indivíduos notáveis em cada respectivo campo.
O Fuggerei foi construído em 23 de agosto de 1521, pelo comerciante Jakob Fugger, para fornecer um abrigo permanentemente acessível, ao preço de 0,88 euro por dia na moeda atual. Atendendo à falta de moradia, crise climática e desigualdade social de hoje, a abordagem centrada na comunidade do Fuggerei oferece uma resposta abrangente e empática aos grandes desafios sociais, culturais e ecológicos da atualidade.
Desde o início, a Fuggerei estabeleceu padrões, que têm o poder de mudar positivamente a sociedade e fornecer uma resposta inovadora aos desafios sociais urgentes. A ideia do Fugger é para todos, não estabelece fronteiras. Convidamos o mundo a fazer parte deste aniversário. — Alexander Graf Fugger-Babenhausen, membro do Conselho Sênior da Família Fugger
A série de estudos foi projetada pela MVRDV e será apresentada em um pavilhão externo a prefeitura de Augsburg, também projetado pelo escritório holandês, a partir de 6 de maio de 2022. O pavilhão é uma estrutura longa e estreita com uma empena inspirada nas casas geminadas do Fuggerei. Ao invés de uma única estrutura retilínea, uma extremidade do pavilhão é curva e elevada para criar uma marquise de 8,5 metros, direcionada ao conjunto habitacional. O volume será construído com madeira laminada cruzada e incorporará uma plataforma inclinada que permite a realização de palestras, apresentações e outros eventos, que acontecerão durante o aniversário.
A MVRDV tem uma longa história com projetos de habitação - na verdade, um dos nossos primeiros projetos realizados foi para um projeto residencial em Amsterdã, chamado WoZoCo. Desde então, projetamos todos os tipos de habitação, em todo o mundo, de Madrid a Tianjin. Mas a história fascinante do Fuggerei o torna diferente de tudo em que trabalhamos. O complexo apresenta como a habitação diversificada pode ser um tópico de exploração; não importa quantas abordagens você imagine, sempre existem outras possibilidades. - Jacob van Rijs, sócio fundador MVRDV
A MVRDV projetou vários complexos residenciais. O projeto Traumhaus Funari, um masterplan residencial, que reconstrói partes de um antigo quartel militar dos EUA, visa combinar acessibilidade, individualidade e diversidade, permitindo que os moradores façam suas próprias escolhas ecológicas e espaciais em relação às suas casas. O plano diretor consiste em um catálogo de tipologias residenciais com uma variedade de materiais, tamanhos, acabamentos, layouts internos e conexões com o exterior, que os futuros residentes poderão escolher.