-
Arquitetos: FELT
- Área: 200 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Stijn Bollaert
-
Fabricantes: EQUITONE, AGROB BUCHTAL, Forbo, LTS Laminated Timber Solutions, ROCKWOOL, Sto, VEKALUX, VINK
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando AG Vespa nos pediu para projetar uma nova casa geminada como um "lar inicial", decidimos literalmente pensar na casa como um ponto de partida: uma casa simples, como o primeiro passo para satisfazer a demanda principal da forma mais econômica e rígida. Mas ao lado da casa principal, antecipando o crescimento e aumentando os orçamentos, também desenhamos uma série de complementos.
Em vez de dar lugar a uma série de extensões ad hoc no estilo belga, criamos um conjunto de "coberturas": objetos arquitetônicos aparentemente independentes que fornecem diferentes qualidades espaciais e funcionalidades. Consumíveis, mas essenciais, como gotas de chocolate em um sorvete.
A casa unifamiliar foi construída com madeira laminada cruzada que é exposta para conferir aos ambientes uma qualidade interior distinta. A planta racional é a mesma em todos os pavimentos: uma escada central com dois espaços contíguos. O resultado é uma série de cômodos capazes de "abrigar" o que é necessário naquela fase específica da vida.
A fachada frontal é caracterizada por uma base de azulejos azuis, que confere à casa um aspecto idiossincrático na rua e que, no entanto, segue as juntas horizontais das vizinhas. Esta imagem nítida foi reproduzida na parte posterior. Aproveitando este estado temporário, foram criadas duas fachadas idênticas, acentuando a simetria da planta e a aparente simplicidade da casa.