O projeto de uso misto do OMA para o Morden Wharf, em Londres, recebeu autorização do Comitê de Planejamento do Royal Borough of Greenwich. Criado para a incorporadora U+I, o projeto está localizado em uma antiga zona industrial de 2,4 hectares na Península de Greenwich, de frente para a Arena O2.
Nossa proposta para Morden Wharf é uma com pouco ego, uma rendição ao contexto existente que visa reconciliar o passado com o futuro. A arquitetura não existe por si mesma, mas para enquadrar o espaço público intermediário. — Reinier de Graaf, arquiteto do OMA
Equilibrando o novo desenvolvimento residencial com empregos e usos comunitários, o projeto se baseia no passado industrial do local, preservando o armazém existente para acomodar pequenas empresas e negócios criativos. Além disso, o projeto abrangerá um parque público de 1,6 hectares, o Parque Morden ao longo da orla do Tamisa.
Projetado pré-pandemia, o parque público à beira do rio imediatamente acessível e o Thames Path renovado para todos os residentes da península que trabalham em casa ou de outra forma tem um significado ainda maior do que o previsto. — Carol Patterson, Diretora Responsável.
Buscando “maximizar o potencial da margem do rio para uso e acesso público”, uma vez concluído, o Morden Wharf fornecerá até 1.500 novas moradias, em 12 edifícios residenciais de alta qualidade, dos quais 35% serão acessíveis, incluindo uma mistura de propriedade compartilhada e do London Affordable Rent. O projeto também criará cerca de 700 novos empregos permanentes.
Nos preocupamos muito com o legado que entregamos na região. 25 anos após a demolição da fábrica de açúcar, nossa proposta trará esta parte de Greenwich de volta à vida e pensamos que é a hora de Modern Wharf renascer. — Richard Upton, CEO da U+I.
MORDEN WHARF OMA / REINIER DE GRAAF
- Projeto: Morden Wharf
- Cronograma: Início da construção: 2012; Licença de planejamento: 2021
- Cliente: U + I
- Endereço: Morden Wharf, localizado perto da Tunnel Avenue, Greenwich, Londres, Reino Unido
- Programa: Masterplan Residencial 151.000m2 / Emprego e Varejo 17.300m2 / Total 168.300m2 / Parque 16.000m2
- Sócio Responsável: Reinier de Graaf
- Diretor de Projeto: Carol Patterson
- Arquiteto de projeto: Michalis Hadjistyllis
- Equipe: Samir Abillama, Anton Anikeev, Andre Backlund, Zuzanna Binda, Stephanie Bigelow, Fabrizio Esposito, Federica Giorgetta, Eve Hocheng, Alicia Krzywinska, Konstantinos Papasimakis, Xaveer Roodbeen, Lukasz Skalec, Andrea Vernborg, Camilla Wisborg
COLABORADORES
- Arquiteto paisagista: Planit I.E
- Arquiteto, SIL Designer: Chetwoods
- Arquiteto, Mix de Unidade e Layout: MSMR
- Arquiteto, Gloriana Boat House: Carmody Groarke
- Engenheiro multidisciplinar: Ramboll
- Consultor de planejamento e socioeconômico: Lichfields
- Consultor de paisagem urbana e avaliação visual: Tavernor
- Gerente de Projeto: Gardiner & Theobald
- Consultor de custos: Gardiner & Theobald
- Consultor de consulta: Grupo Lowick
- Vento: RWDI
- Luz do dia, luz solar e sombra: Consil
- Consultor de Viabilidade: Quod
- Tendências de mobilidade: DG Cidades
- Visualizações: Miller Hare, Pixelflakes