A Foster + Partners acaba de apresentar novas vizualizações do seu projeto para o plano diretor de La Fabrica, em pleno coração de Santiago, Chile. Concebido para revitalizar a estrutura da antiga fábrica e o seu contexto imediato, o plano diretor pretende desencadear um amplo processo de transformação da região central da capital chilena, promovendo uma maior diversidade de usos e programas assim como novas iniciativas de regeneração urbana e reuso adaptativo. Como o primeiro projeto do escritório no Chile, além do plano diretor para a área e a reforma propriamente dita do edifício existente da fábrica, a Foster + Partners será responsável ainda pelo projeto de um amplo complexo residencial nas proximidades do local, o qual deverá ser construído a partir de estruturas de madeira laminada colada de origem certificada.
Como uma das maiores e mais importantes plantas industriais do país, a La Fabrica não apenas oferecia emprego para milhares de pessoas, disponibilizando ainda moradia, creches e escolas para as comunidades de trabalhadores. O plano diretor idealizado pela Foster + Partners busca resgatar estes valores, fortalecendo antigos laços e promovendo uma maior integração entre o ambiente de vida e de trabalho através da inclusão de uma série de novos edifícios de uso misto nas proximidades deste marco urbano industrial. A proposta prevê a transformação da La Fabrica em um novo centro comercial que se conecta diretamente a uma nova avenida peatonal que atravessará o complexo em toda a sua extensão. Além disso, outros percursos e rotas deverão ampliar a acessibilidade da área como um todo, reconectando o novo bairro de La Fabrica com o seu entorno imediato.
Este projeto é uma oportunidade incrível para Santiago, uma iniciativa concebida com o intuito de resgatar elementos fundamentais de seu patrimônio industrial além de estabelecer um novo modelo de desenvolvimento sustentável para a cidade. La Fabrica inclui a revitalização de um marco histórico, a criação de um novo e vibrante bairro de uso misto além da construção de um dos maiores edifícios em estrutura de madeira da América Latina, o qual deverá servir de inspiração para futuras iniciativas similares no continente. -- David Summerfield, Arquiteto Responsável, Foster + Partners.
Além da estrutura da La Fabrica, o plano diretor delineado pela Norman + Partners se estende em direção a um terreno vizinho desocupado, estabelecendo uma nova zona residencial com edifícios horizontais e verticais, a qual será atravessada por duas avenidas arborizadas, com uma ampla praça octogonal na interseção destas. Pátios menores entre os blocos residenciais marcam a transição entre o espaço público e o privado. A diversidade programática servirá para animar o miolo do bairro, bem como os percursos acessíveis que atravessam e interconectam os diversos elementos urbanos que compõe o plano.
La Fabrica, como nosso primeiro projeto no Chile, busca apresentar uma nova solução urbana sustentável par a cidade de Santiago, estabelecendo um exuberante espaço cívico paisagístico. A combinação incrivelmente diversa de usos no nível do solo, somada a uma enorme variedade de programas comerciais e sociais, fará deste bairro único e vibrante. O design compacto e flexível dos blocos de apartamentos incluirá uma bela paleta de materiais naturais que refletem o foco sustentável de todo o plano diretor. -- Juan Frigerio, Arquiteto Parceiro da Foster + Partners.
Inspirados pela tradição chilena na construção de estruturas de madeira, o projeto foi desenvolvido a partir de materiais de origem certificada e sustentável e, de acordo com os próprios projetistas, o La Fabrica será “o primeiro grande projeto em estrutura de madeira laminada cruzada a ser construído na região”.