-
Arquitetos: Atelier 111 Architekti
- Área: 317 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Alex Shoots Buildings
-
Fabricantes: ETHNICRAFT, Ferm Living, HKliving, Javorina, Jánošík, Maimana, TON
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa nova casa foi criada em uma parte histórica de uma pequena cidade da Boêmia do Sul, que, embora negligenciada, possui uma atmosfera e potencial bastante fortes. O local nos atraiu desde o início pelo seu caráter distinto e ótima localização. Nas ruas estreitas e sonolentas, junto à área relvada da Praça Kozina, escondemo-nos do trânsito envolvente, enquanto apenas alguns passos nos separam do centro da cidade com lojas, serviços e escritórios, escolas, cinema, teatro e estação ferroviária.
Percebemos a casa reconstruída como uma alternativa às vilas suburbanas que às vezes se destacam desproporcionalmente de nossa paisagem. Em uma área significativamente menor, estamos implementando um programa de construção que inclui uma sala de estar suficientemente ampla com um terraço exterior adjacente, um sótão com quartos para crianças e uma sala de jogos, um quarto com banheiro, um jardim com árvores de fruto, duas garagens e uma grande oficina com elevador para carros.
O edifício residencial é criado ligando duas casas vizinhas. Um deles passou por uma reconstrução significativa na virada do milênio, o outro está em mau estado de conservação. Estamos eliminando os elementos modernos inadequados, como uma grande mansarda com varanda e janelas.
Por trás do fundo de tijolos, descobrimos alvenarias de pedra originais e pequenos fragmentos históricos que têm valor para nós. Respeitamos a forma, escala e materialidade básicas das massas originais. Ajustamos a disposição interna no esforço de tornar o prédio acessível pelos dois lados - para pedestres da praça e para carros do lado oposto.
A grande janela na empena da fachada do pátio responde à vista única da torre da igreja. As vistas do interior dos pátios enriquecem a percepção geral do espaço. Intencionalmente, deixamos as aberturas recém-criadas minimalistas para criar um contraste com as janelas originais tradicionalmente divididas.