-
Arquitetos: Hut Architektury Martin Rajnis
- Área: 54 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Aleš Jungmann
Descrição enviada pela equipe de projeto. O investidor desejava uma extensão de sua casa de fazenda no sul da Boêmia, uma onde pudesse descansar e relaxar com um mirante e um observatório. Ampliamos o volume de uma das alas do edifício com uma estrutura de madeira semitransparente de abetos e lariços. Em termos de articulação da forma, a extensão está em total harmonia com a casa da fazenda original. Em termos de estrutura, no entanto, a moldura de madeira transparente, juntamente com sua atmosfera zen, é um contraste completo.
O primeiro andar serve de depósito para lenha. Depois de passar, pode-se subir uma escada em espiral até uma ponte que liga o antigo sótão ao novo. Cada um dos espaços inclui um único quarto. O antigo sótão serve de observatório astronômico, o novo de mirante. O sombreamento exterior montado em tábuas do novo sótão permite espreitar e observar a paisagem circundante.
Já o observatório do antigo sótão é um espaço escuro que oferece muita privacidade, já que a luz só entra por uma janela estreita. Uma parte do telhado, no entanto, pode ser movida à noite e pode-se observar as estrelas em paz, sem ser interrompido. É muito reconfortante perceber que, depois de examinar as fotos, não há muito mais a dizer. Temos proclamado repetidamente no passado que a beleza pode surgir como resultado de uma estrutura lógica e utilitária que explora ao máximo as possibilidades da madeira. É claro à primeira vista que a articulação precisa de uma estrutura de madeira pode criar beleza em um espaço fechado sem a necessidade de ornamentos ou qualquer outra estetização da arquitetura.
O resultado demonstra claramente que a generosidade do cliente em termos de vontade de trabalhar com especialistas de primeira linha desde o início valeu a pena. Isso inclui nosso amigo de longa data e colega de trabalho Zbynek Srutek. Temos colaborado há muitos anos e nossa visão arquitetônica realmente ressoa com seu raciocínio estrutural. Não menos importantes foram os empreiteiros da fachada e muitos outros, que participaram neste pequeno mas, no entanto, interessante projeto.