-
Arquitetos: X Architects
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Glassline, Vitrocsa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O bairro histórico de Al Shindagha está localizado na costa de Dubai Creek, delimitado ao sul por Bur Dubai e a oeste por Port Rashid. O distrito de Al Shindagha começou a se expandir quando o governante de Dubai, Sheikh Saeed Al Maktoum, se estabeleceu no bairro de 1912 a 1958.
Como parte do distrito histórico de Dubai, junto com Deira e Bur Dubai, Al Shindagha está atualmente passando por grandes obras de conservação e renovação para transformar o distrito em um destino cultural proeminente. Nosso escopo para a iniciativa de renovação do Distrito Histórico de Dubai consiste em três projetos distintos que incluem o Pavilhão de Boas-Vindas Shindagha da Expo 2020, o Story of the Creek e a Casa do Perfume.
A abordagem do projeto origina no estudo da herança e do contexto de Al Shindagha, com o objetivo de reviver e restaurar a identidade do bairro em um ambiente contemporâneo. Projetar um centro de visitantes e um museu em um contexto com muitas camadas históricas foi uma experiência desafiadora, superada pela criação de uma síntese coerente entre o antigo e o novo. Tradicionalmente, o tecido do bairro retratava harmonia e integração entre os ambientes natural e construído. X Architects conduziu o projeto em uma direção que revisita o passado e o reinterpreta em uma metodologia inovadora, permanecendo enraizado no rico patrimônio cultural.
O Pavilhão de Boas-Vindas de Shindagha na Expo 2020 é um novo volume que atua como um ponto de encontro e centro de informações para os visitantes esperados do Distrito Histórico de Dubai. Situado entre casas de barro tradicionais, o pavilhão foi projetado como uma 'praça' aberta com uma cobertura. A madeira de teca foi escolhida para a construção deste telhado, como um reconhecimento do papel significativo que os dhows de madeira desempenharam no triunfo da antiga Dubai. As paredes móveis fornecem flexibilidade para conter o espaço ou deixá-lo fluir no contexto circundante.
O Museu Story of the Creek serve como uma introdução à vibrante história de Dubai e oferece aos visitantes uma excelente compreensão do contexto em que a cidade cresceu e se desenvolveu na próspera metrópole que é hoje. Também mostra como os líderes da cidade, do passado e do presente, foram essenciais para fornecer a visão por trás dessa expansão extraordinária. Os visitantes deixarão o museu com uma compreensão profunda de como o Dubai Creek tem sido um gerador de comércio, riqueza e sucesso.
A Casa do Perfume explora a cultura dos Emirados por meio do perfume e da herança que decorre de sua fabricação e uso. Os visitantes serão convidados a explorar os aromas por meio de estações que lhes permitem comparar e experimentar as diferentes fragrâncias exclusivas de Dubai. O perfume é parte integrante da hospitalidade dos Emirados, uma combinação bem equilibrada de patrimônio tangível e intangível que juntos criam uma história única e atraente.