-
Arquitetos: wiercinski-studio
- Área: 60 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:ONI Studio
-
Fabricantes: Ikea, Rako
Descrição enviada pela equipe de projeto. Cabana Portátil é um espaço de convivência para todo o ano feito de dois contêineres de transporte adaptados. Os investidores são duas pessoas corajosas que têm contato com a arquitetura temporária e estão interessadas em procurar espaços interessantes e de difícil adaptação. A implementação de uma cabana portátil e local de trabalho remoto acabou sendo uma ótima resposta aos tempos atuais. A instalação está atualmente localizada na horta comunitária ao lado do Parque Szelagowski em Poznan e, no futuro, deverá ir para a floresta e, por fim, ficar sobre a água. Os contêineres foram totalmente preparados na sala de produção, enquanto o transporte e montagem no terreno demoraram um dia, restando apenas no local os últimos acabamentos internos.
A cabana foi parcialmente colocada sobre a cobertura de contêineres preexistentes, que servem de espaço de armazenamento para o jardim. Devido ao declive do terreno e às vistas, o sólido foi deslocado pela metade do seu comprimento, criando um grande terraço de um lado, voltado para o rio vizinho, e do outro lado aproximou-se do terreno, diminuindo a altura necessária para a entrada. A cabine consiste em dois contêineres de transporte de carga, de 12 x 2,5 m e 2,9 m de altura.
Ao organizar a função no interior, que inclui sala com cozinha, local de trabalho, quarto e casa de banho com banheira, foi possível obter um total de 54 m2 de área útil e 24 m2 de área além da vegetação no terraço. As paredes da cabine portátil são isoladas com espuma em spray e acabadas com compensado de bétula, o que confere uma atmosfera única ao interior. Com o uso de materiais apropriados, foi possível obter 2,6 m de altura interna sob a luz e ocultar a verga criada ao conectar as molduras dos contêineres.
A fachada característica em chapa trapezoidal espessa foi intencionalmente deixada para mostrar a sinceridade da matéria-prima de construção. As paredes são pintadas de um verde escuro que mistura o objeto com o ambiente. Na sala de estar com vista para o rio, foram instaladas grandes janelas de sacada nos locais onde ficavam os portões de metal. Nas elevações laterais, as janelas foram colocadas a meia altura da parede para deixar o maior número possível de opções de arranjos interiores.
São quadrados que estilisticamente se encaixam perfeitamente em uma forma simples e, dependendo de sua função, se combinam em configurações duplas e triplas. A instalação é complementada por escadas externas de aço projetadas e uma balaustrada arqueada característica no terraço. Os móveis apresentados nas fotos, ou seja, um banco, uma mesa e uma cadeira com encosto redondo, também são da nossa autoria.
A grande vantagem desta estrutura é a sua mobilidade. Nesse caso, a casa deixa de ser um imóvel vinculado a um determinado local, podendo mudar de localização junto com as mudanças que acompanham a vida dos proprietários.