A Editora Romano Guerra lançou campanha de venda antecipada para viabilizar o livro Arquitetura e escrita: relatos do ofício, coletânea que reúne 24 entrevistas com importantes historiadores(as) e críticos(as) brasileiros(as) e estrangeiros(as), pertencentes a distintas gerações e matrizes intelectuais. O livro tem organização de José Lira, Felipe Contier, João Sodré, Jonas Delecave, Paula Dedecca, Samira Chahin e Victor Próspero.
Realizadas pelos organizadores ou por colaboradores convidados, as entrevistas iluminam suas trajetórias de formação, filiações e principais trabalhos na área, suas posições metodológicas e interpretativas, além de seus diálogos com outros autores e disciplinas.
Introduzidas por uma reflexão de conjunto proposta pelos organizadores, e por um ensaio fotográfico de autoria do artista Rubens Mano, as entrevistas foram agrupadas em cinco chaves: Prismas do estético (com Anthony Vidler, Otília Arantes, Sophia Telles, Carlos Comas, Carlos Brandão e Gustavo Rocha-Peixoto); Patrimônio como princípio (com Ramón Gutierrez, Carlos Lemos, Geraldo Gomes e Monica Junqueira); O tecido da história (com Gwendolyn Wright, Jean-Louis Cohen, Jorge Francisco Liernur, Carlos Martins, Adrián Gorelik e Margareth Pereira); Cultura e materialidade (com Kenneth Frampton, Sérgio Ferro, Sylvia Ficher e Ana Luiza Nobre); e Entre projetos e propósitos (com Hugo Segawa, Ruth Verde Zein, Abilio Guerra e Fernando Lara).
O livro integra uma série junto com outros dois volumes, a serem brevemente publicados. O primeiro deles é composto de ensaios antológicos e contemporâneos, que problematizam objetos clássicos e temas emergentes no campo historiográfico. O segundo, reune análises inéditas de trajetórias e contribuições individuais de historiadores(as) e críticos(as) do passado e do presente, em sua maioria brasileiros(as).
Participe da campanha de financiamento coletivo no Catarse.