O escritório Miralles Tagliabue - EMBT, dirigido por Benedetta Tagliabue, concluiu a construção da estação de trem e metrô Centro Direzionale di Napoli, uma estação central subterrânea que combina a geografia vulcânica natural da cidade com o masterplan da década de 1970, projetado por Kenzo Tange. O projeto explora as relações entre arte, arquitetura e arqueologia, dando ao local uma identidade reconhecível que contrasta com seu entorno e contexto histórico.
Em 2004, a cidade de Nápoles contratou arquitetos internacionais para projetar uma nova estação ferroviária para a linha metropolitana da cidade. A lista de arquitetos incluía Alvaro Siza, Karim Rashid, Domenique Perault e Sir Norman Foster, entre outros. No entanto, a proposta do EMBT foi selecionada para projetar a nova estação.
A nova estação faz parte das melhorias contínuas na infraestrutura da cidade. A complexa topografia do projeto e a maciça estrutura de cobertura oferecem aos pedestres diferentes níveis de espaços públicos que “permitem uma recepção física do presente e do passado da cidade e traçam os movimentos topográficos e a dinâmica da população local”. Os arquitetos usaram as estruturas de concreto pré-existentes do local, mas introduziram elementos de madeira e coberturas em forma de abóbada no topo, criando uma nova praça orgânica.
A empresa participou da 17ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza com uma instalação que detalha o pensamento do projeto por trás do Plateau Central, Masterplan de Clichy-Montfermeil, Paris. Viver dentro de um Mercado - O espaço fora de casa também apresentou uma série de modelos, desenhos, protótipos e colagens que ilustram os princípios de construção de comunidade e integração social que sustentam o projeto. A empresa também venceu a competição internacional para projetar o Conservatório de Música de Shenzhen, um dos dez edifícios culturais da nova era da cidade. A proposta vencedora caracteriza-se pelo diálogo gerado com o seu entorno, integrando música e arte na natureza com uma proposta de arquitetura orgânica e sustentável.