-
Arquitetos: Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo
- Área: 93 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Bruno Zaitter
-
Fabricantes: Rothoblaas, Adobe, AutoDesk, Chaos Group, Immergrün, Knauf, Lumion, Rota 66, Sto, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse refúgio encontra-se em uma chácara na região metropolitana da cidade de Curitiba no sul do Brasil. O refúgio assenta-se sobre um muro de arrimo de pedra madeira rosa vinda da região do Rio de Janeiro. De um lado possui uma esplanada em concreto para um fogo de chão, e do outro lado um jardim de plantas tropicais que se mistura com a vegetação nativa do local.
O refúgio possui dois volumes bem definidos, o menor deles é uma caixa em madeira ripada de Pinus onde encontra-se o hall de entrada e parte do living. Já o volume maior, todo branco e com a grande abertura com amplas porta-janelas que dão para a varanda, encontra-se a cozinha e a sala de jantar, bem como a suíte das proprietárias e um banheiro e quarto para hóspedes. A estrutura do refúgio é feita pelo sistema wood frame e possui revestimento termoacústico em EIFS em seus fechamentos externos.
Por conta da maior privacidade e segurança a pedido das proprietárias no briefing, a fachada sul do refúgio é em sua grande maioria fechada, onde a única abertura é a porta de entrada. Já a fachada norte possui, além das amplas aberturas em todos os cinco cômodos, aproveitando assim o máximo do sol, possui também um deck em madeira sustentado por mãos francesas também em madeira que avança sob o muro de pedras. Dessa varanda é possível aproveitar o calor dos dias ensolarados de inverno com vista para o lago da propriedade. O sombreamento dessas amplas aberturas fica por conta dos brises em madeira Pinus com aberturas do tipo camarão. Com linhas retas e puras, o refúgio propõe todo o protagonismo para a natureza que o circunda.