-
Arquitetos: Atelier Stepán
- Área: 330 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:BoysPlayNice
-
Fabricantes: Hot-Fire, String, Todus, Viki Štěpánová, VitrA
“Eu queria criar um ambiente interno, onde as pessoas pudessem se mover naturalmente, onde pudessem nadar como um peixe na água. Um estilo de vida relaxado, em que você subconscientemente antecipa tudo. O fluxo natural da luz do dia é o mais importante, como a luz flui através das grandes janelas, bem como através de aberturas zenitais circulares. Quando visitei a casa finalizada pela primeira vez, minha filha de 11 anos inesperadamente pediu para retornar nos três dias seguintes, ela adorou o espaço." (Marek Štěpán - Naturalidade)
O projeto residencial está localizado perto do centro histórico da cidade, mas também, próximo de grandes parques com influência favorável no microclima local. Outra grande vantagem desta localização é a rede de ligações sociais ao seu entorno, como a proximidade de locais de trabalho e escolas, laços familiares e eventos culturais, em Nový Jičín. O cliente desejava viver boa parte do tempo ao ar livre, tarefa que não foi fácil de cumprir, pois, o terreno era pequeno e sujeito a uma complexa legislação.
A residência de dois pavimentos está localizada em um terreno suavemente inclinado, refletido no conceito. O edifício é composto por uma paisagem residencial interna, voltada para o interior, em uma experiência de vivência invertida, em paralelo a aberturas para o mundo exterior. A casa está dividida horizontalmente em três setores. A plataforma de entrada ao nível da rua construída em concreto, abriga as áreas de serviço. O volume principal de convivência, que abriga a área social é elevado meio nível acima do nível da rua, e o átrio externo é elevado em meio metro. As áreas sociais e de descanso, ortogonais entre si, são construídas em madeira. Ambas as áreas estão conectadas a um pátio jardim, o núcleo interno de toda a casa, o qual é separado da rua por uma sauna com uma pequena piscina.
As áreas mais importantes da villa são enfatizadas pela composição. Por exemplo, acima da mesa de jantar, há uma grande abertura circular que a acentua a luz do dia. A lareira, símbolo de um lar amoroso, encontra-se no final do eixo de entrada da casa. Já um grande volume romântico de Lysá Hora decora o quarto.
As fachadas da casa são simples e abstratas. Eles expressam a essência material da casa, onde o "jardim frontal" é substituído por floreiras lineares elevadas.
“A residência em Nový Jičín é uma variação de um pátio clássico grego, especificamente o Atrium Displuviatum, que significa átrio sem beirais, conforme descrito por Vitruvius em seus Dez Livros de Arquitetura. O pátio não possui colunas, e a água da chuva é drenada para fora dele.“ (Marek Štěpán - O átrio)
Construção e materiais
Em suma, a base da casa é feita de concreto, a cobertura de madeira, e o subsolo foi construído de concreto reforçado à prova d'água, na cor branca. Os pavimentos acima do solo são construídos com grandes painéis de madeira laminada cruzada, e as paredes externas são revestidas com madeira de alfarroba. Os pisos internos são de concreto aparente ou carvalho, e o terraço externo é feito de tábuas de alfarroba, bem como com um jardim. O sistema de envidraçamento de alumínio preto é de vidro triplo.
A villa foi construída com um padrão de baixo consumo de energia, o clima interno é controlado por uma unidade de recuperação com ventilação forçada. O calor é fornecido por uma caldeira de condensação a gás, e distribuído por um sistema de aquecimento de água quente sob o piso, em combinação com aquecedores de parede. Um painel solar no telhado é usado para aquecer as águas dos chuveiros. A água subterrânea é alta na região, por isso o subsolo é cercado por uma câmara de ar, além de um reservatório de água da chuva sob o átrio.