A Prefeitura Municipal de Flores da Cunha-RS, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do RS (IAB RS) e com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS) e da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), lançou o Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura e Urbanismo para requalificar a Avenida 25 de Julho – umas das vias mais importantes da cidade. O edital do concurso está disponível no site e nos perfis de Instagram do IAB RS e da Prefeitura da cidade.
A iniciativa de realização do Concurso tem como proposta garantir um processo licitatório transparente e democrático para reunir projetos de arquitetos de todo o Brasil. Esta modalidade de escolha é exclusivamente baseada no critério técnico de qualidade.
As propostas poderão ser inscritas através do site do concurso entre os dias 19 de novembro e 22 de dezembro de 2021. Todas serão avaliadas por um júri especializado e de maneira sigilosa e a remuneração do vencedor é definida previamente, com base na Tabela de Honorários Profissionais. Podem participar arquitetos e urbanistas e suas equipes devidamente registrados e em dia com suas obrigações junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
“Este concurso é de extrema relevância para a valorização da Avenida e uma oportunidade de levar o nome do município ao país todo. Nosso objetivo, enquanto administração pública municipal, é entregar uma Avenida completa, com a cara de Flores, que contemple tudo o que a comunidade, os visitantes e os turistas merecem”, destaca o prefeito César Ulian.
Para ele, a Avenida 25 de Julho caracteriza-se como a porta de entrada da cidade sendo responsável por distribuir o trânsito aos bairros em seu entorno, escoar a produção e conectar os munícipios ao centro. Além disso, o local é muito utilizado para lazer, tanto ao sul quanto ao norte, onde as pessoas realizam suas caminhadas, corridas e passeios de bicicleta.
O presidente do IAB RS, Rafael Passos, garante que o município de Flores da Cunha terá a oportunidade de desenvolver um projeto urbanístico para toda a avenida central da cidade, que irá gerar uma nova identidade paisagística. “Vamos formalizar uma parceria entre o IAB RS e o poder público, contribuindo com os setores de planejamento do município, para que futuramente possam organizar concursos por conta própria”, reforça Passos.
Via IAB RS