-
Arquitetos: PORT
- Área: 457 457,00m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Stan Zajączkowski
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso objetivo foi criar um jardim de infância inspirador e estimulante, para fomentar o crescimento e desenvolvimento das crianças. O edifício funciona como um "funil" para jovens seres humanos, onde sua forma funde o comportamento do usuário, senso de segurança e auto-estima. O volume oferece incentivos para a diversão e exploração, como uma janela para o futuro, de forma que as crianças compreendam o mundo e construam sua própria identidade.
Durante o desenvolvimento do projeto, nos concentramos em manter o layout dos edifícios existentes com um pátio central. Isto é, expor as diferentes proporções da construção, e as mudanças ao decorrer do tempo com seus detalhes específicos. Assim, introduzimos novas funções que conectam todos os volumes, mantendo-os autônomos.
Seguindo os requisitos do programa, o bloco principal existente foi ampliado e convertido no jardim de infância. O novo layout encontra espaço na construção, preservando o volume e expandindo-se para o jardim através de uma nova caixa, que oferece às salas de aula uma diversidade de espaços. Além disso, o ambiente funciona como um pátio interno, para reforçar a ideia Montessori de manter o contato regular com a natureza, onde o vidro do piso ao teto confunde os limites entre o exterior e o interior.
Durante o processo de projeto, foi muito importante para nós distinguirmos os tecidos antigos e novos dos edifícios. Visto que ambos têm características materiais muito diferentes, pode-se facilmente ler seu individualismo tanto de fora como no interior. A fachada de vidro frontal não só conecta as crianças com o exterior, mas permite aos visitantes observar o volume, e as texturas pré-existentes.
Uma pequena ampliação da década de 80 e um edifício isolado, que se transformou em um ateliê, também recebem funções únicas, valorizando sua beleza original.
O edifício de workshops possui uma grande sala repleta de luz, visto que uma pele de vidro foi inserida em todas as aberturas existentes. As paredes mantêm em grande parte seu caráter original, e poucas abóbadas ausentes foram reconstruídas. Além disso, um vestíbulo foi adicionado para acompanhar os ateliês de arte.
A qualidade do espaço, com uma variedade de alturas e particularidades, bem como uma sala, que oferece aos usuários a oportunidade de encontrar a atmosfera certa, no momento determinado enriquece o complexo. Desde cantinhos aconchegantes para se esconder, até lugares mais exclusivos, onde as crianças podem receber a atenção apropriada. As aberturas nas paredes favorecem a diversão e a interação entre os alunos. As janelas se transformam em um banco, uma passagem, um portal ou uma entrada para o mundo escondido. Elas oferecem conexão e estimulam a imaginação, assim como os raios de sol das claraboias, que se assemelham a um jogo de luz e sombra de uma floresta.
As fachadas internas expressam a história e a estrutura dos edifícios. Fragmentos de uma antiga verga ou alvenaria produzem imagens originais, mas também contam uma história. O edifício preserva o cheiro do material natural, expõe sua rugosidade, suas mudanças e o envelhecimento contínuo. Pisos, paredes e tetos muitas vezes mantêm o caráter original da construção. As marcas no concreto indicam o tipo de forma utilizada, enquanto elementos estruturais expostos, como uma viga de amarração que une o edifício, retratam como a estrutura funciona.
No mundo atual, muitas vezes superestimado e sobrecarregado com informações, talvez o projeto possa nos ajudar a aprender a apreciar o contato com a natureza, a simplicidade e nossa própria identidade. Para compreender a natureza das coisas, e criar uma estrutura e uma atmosfera para o desenvolvimento de nossas primeiras relações.