Sou Fujimoto Architects revelou seu projeto para a Universidade Hida Takayama, um novo instituto acadêmico localizado em uma pequena área rural do Japão. O projeto visa revitalizar as áreas rurais, muitas vezes esquecidas, especialmente por instituições acadêmicas, e fomentar o senso de comunidade e a valorização da rica cultura proporcionada pela natureza. O projeto apresenta uma estrutura de formato orgânico inspirado na paisagem circundante e um telhado acessível. A inauguração da universidade está prevista para 2024 e será seguida por outros 11 centros regionais de aprendizagem em todo o país.
A concepção da universidade segue o conceito de ser "aberta para o além". Uma vez que a natureza é uma das principais inspirações do projeto, a universidade assume a forma de duas estruturas orgânicas com um pátio aberto entre elas. Os volumes são elevados sobre pilares de madeira, criando um fluxo de circulação entre o exterior e o interior, permitindo uma inundação de luz natural. O projeto também apresenta uma cobertura móvel que cobre toda a estrutura principal de forma fluida.
Cercada por belas montanhas, toda a cidade de Hida é uma das grandes praças de aprendizado onde as pessoas se reúnem e conversam. Enquanto estiver enraizado na região, ele se conectará ao mundo ao mesmo tempo. A própria visão da Universidade Hida Takayama já apareceu nesta cidade e terreno de Hida. Mesmo no plano do campus, colocamos uma colina aberta no centro para que você possa experimentar esse 'envolvimento' e 'abertura'. - Sou Fujimoto
A Casa da Música Húngara de Sou Fujimoto também está tomando forma no Parque da Cidade de Budapeste. Com a estrutura e a cobertura concluídas, estão em andamento as obras de construção do interior. O projeto está situado entre as árvores do parque e apresenta um extenso volume de vidro horizontalmente ininterrupto coberto por uma cobertura perfurada que permite que a luz natural penetre em todos os níveis do edifício.