Na manhã deste sábado (27), Ruy Ohtake, filho da artista nipo-brasileira Tomie Ohtake, morreu. O arquiteto paulistano responsável por diversos marcos arquitetônicos na cidade de São Paulo tinha um câncer de medula, mas a causa da morte ainda não foi divulgada.
Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 1960, o arquiteto se inspirou em Niemeyer e Aleijadinho para ousar em seu traço marcante, que tem como principal característica as cores e o uso de curvas - um contraponto à arquitetura paulista da época. Em sua carreira como professor, passou pela Faculdade de Arquitetura do Mackenzie e na Universidade Católica de Santos, onde recebeu o título de Professor Emérito em 2007.
Ruy era um dos nomes mais influentes da arquitetura brasileira contemporânea. Entre as mais de 300 obras assinadas pelo arquiteto, destacam-se a residência criada para sua mãe, os "redondinhos" de Heliópolis, a sede do Instituto Tomie Ohtake, os hotéis Renaissance e Unique, a Embaixada Brasileira em Tóquio e o Parque Ecológico do Tietê.
Esta reportagem está em atualização.
Fontes: Folha de S. Paulo, G1