Os arquitetos e urbanistas da KCAP apresentaram o plano diretor de ZIL-South, um novo bairro residencial em Moscou construído com o conceito de "cidade de 15 minutos". O masterplan será construído na maior área em desuso da antiga zona industrial de ZIL, e contará com mais de 100 hectares de zonas comerciais e residenciais, espaços públicos, parques, paisagens e rotas interconectadas ao longo do rio Moskva, todos inspirados no passado pré-industrial da área.
O projeto apresenta quatro zonas diferentes: a Zona do Rio, uma área aberta e conectada à margem do rio e apresenta edifícios médios com terraços com vista para a água e edifícios altos na parte de trás; a segunda zona são os Jardins Urbanos, em que o perímetro dos edifícios médios forma um espaço interno com vibrantes vilas urbanas; a terceira zona é o Zona do Parque, que apresenta vários tipos de edifícios residenciais; a última zona são os Bairros Empresariais, que se alocam junto às estações de metro e à futura zona empresarial, oferecendo um ambiente funcional e ativo com áreas fechadas e semiabertas.
O plano diretor destaca três elementos principais: o primeiro é empregar de maneira inédita na Rússia o conceito de “cidade de 15 minutos”, no qual os principais espaços comerciais, empresariais e públicos estão a 15 minutos a pé de qualquer ponto de partida do distrito; dois grandes percursos de pedestres, o ZIL- Park e a esplanada do pedestre, que, juntamente com percursos abertos, criam um ambiente confortável e de fácil acesso para caminhadas. Embora o ZIL-South seja um bairro sem carros, o sistema de transporte do novo bairro é baseado na ideia de multimodalidade, que permite a cada usuário um acesso fácil ao transporte seguro e ao seu bairro.
O outro elemento é o chamado MOSAICO ZIL, que apresenta uma variedade de espaços e ambientes formados por marcos arquitetônicos únicos e espaços paisagísticos públicos. O terceiro elemento é priorizar a criação do patrimônio público ZIL, que inclui redes de espaços públicos e equipamentos sociais que se tornam parte de uma unidade coesa.
O projeto ZIL-South será implementado ao longo de 15 anos e em 9 fases. O trabalho é curado pela empresa Citymakers, sediada em Moscou, que anteriormente iniciou a plataforma Generation Zil, que possibilitou o projeto participativo na sua etapa inicial. A plataforma é, na Rússia, o primeiro site educacional e de divulgação para a publicação de todas as fases de um projeto de desenvolvimento urbano. A primeira fase, projetada pelo escritório de arquitetura russo Buromoscow, está em construção. O plano diretor é comissionado pelo desenvolvedor Etalon Group e baseado em um documento desenvolvido pelo Instituto Genplan de Moscou.