O Snøhetta acaba de ser anunciado como o grande vencedor do concurso de arquitetura para a revitalização da Praça Eliel e Asema em Helsinque, um espaço cívico de importância histórica próximo à estação ferroviária central da capital finlandesa. Desenvolvido em parceria com os escritórios locais Davidsson Tarkela Oy e WSP, a projeto apresentado pela equipe encabeçada pelo Snøhetta visa contribuir com as metas ambientais estabelecidas pela cidade para os próximos anos, reconectando importantes elementos do tecido urbano histórico de Helsinque à estação ferroviária, proporcionando uma maior permeabilidade e acessibilidade à região central da cidade além de promover novos usos e atividades ao ar livre.
O conceito Klygga ou “travessia”—elemento central na elaboração da proposta—, procura promover a inter-conectividade entre duas importantes áreas da cidade de Helsinque e que estiveram por muitos anos separadas. Como resultado disso, a proposta vencedora do concurso de arquitetura expandirá as possibilidades oferecidas pelo tecido urbano histórico para além e através do edifício da estação central de trens de Helsinque. Simultaneamente, a proposta também inclui a construção de um novo edifício de uso misto que fará par com o histórico edifício Vltava—um dos principais elementos urbanos de referencia do centro da capital. O novo edifício será construído a partir de uma estrutura híbrida de madeira e uma fachada revestida em granito, ecoando a materialidade característica do edifício da estação central.
Incorporando o conceito de Klyyga, o projeto de revitalização da Praça Eliel e Asema em Helsique procura contribuir para com as metas ambientais e urbanas estabelecidas pelas autoridades locais da capital finlandesa. Revitalizar a região central com este novo projeto de redesenvolvimento urano, nos permitirá expandir as áreas de pedestres e promover a mobilidade verde e atividades urbanas, transformando a histórica Praça Eliel e Asema em um espaço urbano mais vibrante e atrativo tanto para os moradores da capital quanto para os visitantes. Estamos ansiosos para iniciar as próximas etapas de projeto para garantir que este espaço urbano nos ajude a construir uma Helsinque mais acessível, dinâmica e inclusiva. -- Jenny B. Osuldsen, arquitetura associada do Snøhetta.
O edifício, por sua vez, abrigará novos espaços para escritórios, um hotel, e amplas áreas comerciais e atividades culturais. O projeto engloba ainda uma série de princípios sustentáveis, os quais se vêem refletidos na escolha dos materiais, nos sistemas de captação de energia e nas estratégias passivas empregadas no desenho da envoltória do edifício.