Richard Rogers, o quarto arquiteto britânico a receber o Prêmio Pritzker, faleceu aos 88 anos no sábado, 18 de dezembro, conforme noticiado pelo The New York Times.
Nascido em Florença, Itália, em 1933, Rogers e sua família se mudaram para a Inglaterra quatro anos depois. Depois de frequentar a Architectural Association em Londres, estudou na Yale University, nos Estados Unidos, onde se interessou pelas obras de Frank Lloyd Wright. Quando retornou à Inglaterra, Rogers ao lado de Norman Foster, Susan Brumwell e Wendy Cheeseman fundaram o escritório de arquitetura Team 4.
Em 1977, Rogers formou a Richard Rogers Partnership (renomeada como Rogers Stirk Harbour + Partners em 2007) e se tornou um dos maiores arquitetos da Grã-Bretanha nas últimas décadas em arquitetura icônica e de alta tecnologia. Entre seus projetos estão o Centro Pompidou projetado em parceria com Renzo Piano em Paris, o Lloyd’s of London, o Millennium Dome e o Terminal 4 do Aeroporto Madrid-Barajas ao lado do Estudio Lamela. Além disso, em 1998, ele foi nomeado pelo vice-primeiro-ministro para presidir a Força-Tarefa Urbana do Governo do Reino Unido. Conforme citado pela Fundação do Prêmio Pritzker, Rogers certa vez afirmou que as cidades do futuro “não serão mais divididas como hoje em guetos isolados de uma única atividade; em vez disso, elas se parecerão com as cidades com camadas mais ricas do passado."
Rogers ganhou vários prêmios, incluindo o Prêmio Pritzker em 2007, o Praemium Imperiale em 2000, a Medalha da Fundação Memorial Thomas Jefferson em 1999, o Prêmio Memorial Arnold W. Brunner em 1989 e a Medalha de Ouro Real de Arquitetura em 1985.
Quando foi laureado para o Prêmio Pritzker de 2007, o júri elogiou sua combinação de "amor pela arquitetura com um profundo conhecimento de materiais e técnicas de construção. Seu fascínio pela tecnologia não é apenas para efeitos artísticos, mas mais importante, é um eco claro de um programa de construção e um meio de tornar a arquitetura mais produtiva para aqueles a quem atende. Sua defesa da eficiência energética e da sustentabilidade teve um efeito duradouro na profissão. "
Explore alguns dos projetos de arquitetura mais icônicos de Richard Rogers: