O 6º Prêmio {CURA} revelou o resultado de seu concurso para estudantes e jovens arquitetos. Nesta edição, os participantes foram convidados a propor intervenções temporárias em obras da Lina Bo Bardi. A proposta poderia ser implantada em qualquer cidade do Brasil, desde que fosse uma intervenção em obra da arquiteta.
A escolha do tema segue uma sequência de reconhecimentos dedicados à Lina, notadamente o Leão de Ouro póstumo por sua carreira, entregue pela equipe curatorial da 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza, e o lançamento do livro Lina: Uma Biografia de Francesco Perrotta-Bosch, publicado pela editora Todavia.
Por decisão do júri, foi eleito um vencedor, sendo os demais premiados classificados como menção honrosa. A equipe do CURA decidiu contemplar todas as menções com o prêmio previsto no edital para o 3º colocado.
Segundo a comissão julgadora, “os trabalhos escolhidos são aqueles que melhor representam, a nosso ver, a maneira com que Lina encarava a arquitetura. São propostas que – independente da escala – evidenciam claramente as intenções. São intervenções ou experimentos que se abrem para muitas possibilidades e que incorporam fatores como surpresa, descoberta e emoção; propostas que levam em conta o programa como parte indissociável do projeto”.
Vencedor
Ana Elisa Pereira Chaves (Estudante 2º ano - USP)
Bárbara Vizioli Matos de Andrade (Estudante 2º ano - USP)
Beatriz Varani Eleuterio (Estudante 2º ano - USP)
Giulia Freire Villari (Estudante 2º ano - USP)
Vanessa Ferreira Correa (Estudante 2º ano - USP)
Orientador: Paulo César Castral
Menção Honrosa
Eduardo Hindrikson Saran (Formado há 1-2 anos - PUCCAMP)
Victor Anholon Lucena (Formado há 1-2 anos - PUCCAMP)
Menção Honrosa
Morgana Goulart Machado (Estudante 5o ano - UFRGS)
Orientadora: Dra Ana Carolina Pellegrini
Menção Honrosa
Catarina Schiesari Mendes (Estudante 4º ano - UNESP)
Lívia Rosatto de Moraes Camargo (Estudante 4º ano - UNESP)
Luri Russo de Oliveira (Estudante 4º ano - UNESP)
Raíra Ferigolo Spera (Estudante 4º ano - UNESP)
A comissão julgadora foi composta por André Vainer, Isa Grinspum Ferraz, Francesco Perrotta-Bosch, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki. Para mais informações sobre os premiados, acesse o site oficial do concurso.