-
Arquitetos: gosseye + verbeke
- Área: 200 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Piet Albert Goethals
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Villa BA é um bangalô brutalista situado em um bairro arborizado na periferia de Bruges.
A casa fica em frente a uma estrada florestal pequena com tráfego limitado, mas com presença de muitos montanhistas. Para evitar a vista direta, o ponto de partida do projeto foi um espaço fechado ao ar livre que atua como um obstáculo entre o público e o privado. Desta forma, a casa fica realmente com 'duas' fachadas que alternam entre o aberto e o fechado. O que é aberto na primeira é fechado na segunda. Este ziguezague fornece a proteção necessária sem perder contato com o jardim/rua frontal, fazendo com que a casa ainda esteja acessível.
A planta da casa é ainda estruturada em torno de dois eixos de circulação perpendiculares. Estes também são tangibilizados na arquitetura, particularmente pelo caminho de concreto que enfatiza o eixo principal desde o exterior da casa. Ambos os eixos terminam em janelas para que a conexão com a floresta ao redor seja sempre preservada e a sensação de abertura permaneça. Esta conexão se estende ainda mais para as funções residenciais que são implementadas nos eixos. Da sala de estar até o quarto, todos os espaços são equipados com vidros de parede a parede, de modo que a floresta seja atraída o máximo possível para o interior.
Em contraste com a natureza elegante e verde que a envolve, a casa foi projetada em concreto, cinza e aparente. A materialização bruta continua no acabamento interior, com piso em cimento queimado e armários de cozinha sob medida, portas e mesa em carvalho cru escovado.