A cidade de Budapeste, por meio da Agência de Desenvolvimento de Budapeste (BFK), lançou um concurso internacional de projeto no final do ano passado para a ampla reforma da Estação Ferroviária de Nyugati e de seus arredores. A iniciativa busca expandir a capacidade da estação para atingir as metas de transporte ferroviário da capital húngara de dobrar o n´¨mero de trens das redes suburbana e metropolitana. Após uma fase inicial que atraiu 36 participantes, 12 escritórios foram escolhidos para a segunda rodada da competição, dentre os quais estão Benthem Crouwel Architects, Grimshaw Architects, a Zaha Hadid Architects, Foster + Partners, Kengo Kuma & Associates e Sweco.
O concurso busca preservar o saguão tradicional reformado recentemente e expandir a capacidade da estação ferroviária de se integrar com a modernização da linha férrea, que aumentará a frequência dos trens. O projeto vai criar um terminal de dois andares com 13 trilhos de superfície e seis subterrâneos. Como foi explicado por Dávid Vitézy, CEO da Agência de Desenvolvimento de Budapest (BFK), "isso vai dobrar a capacidade da estacão e ao mesmo tempo reduzir a pegada de carbono, permitindo a criação de um novo parque e de novas áreas urbanas de desenvolvimento". Ao aprimorar a infraestrutura pública e criar um parque linear ao longo da ferrovia, o projeto vai revitalizar áreas abandonadas no centro da cidade. O briefing do projeto também prevê a criação de ligações para pedestres e ciclistas ao longo das linhas ferroviárias.
Embora seus principais terminais tenham atingido capacidade máxima, a cidade estuda a possibilidade de transformar os maiores em sistemas inteiros. Como resultado, o BFK explora a ideia de criar uma ligação ferroviária abaixo do rio Danúbio entre as estações Kelenföld e Nyugati, e a transformação da estação será integrada aos planos de desenvolvimento para o futuro. Em novembro, o BFK selecionou os 12 melhores inscritos para participarem da segunda rodada da competição, e o projeto vencedor será escolhido no segundo trimestre de 2022. As firmas pré-selecionadas são da Europa, Ásia e Austrália e têm experiência significativa em projetos relacionados a transportes, tendo criado a maior parte das estações mais notáveis da Europa nos últimos 20 anos. A implementação do projeto deve começar em 2025. As firmas selecionadas são as seguintes:
- Benthem Crouwel Architects
- Grimshaw Architects
- Zaha Hadid Architects + Finta és Társai Építészstúdió + Buro Happold + Abud Mérnökiroda + Land Italia
- Sweco Architects + Gateways
- AREP Group Architectes
- Ove Arup & Partners International
- Plant - Atelier Peterkis + Hawkins Brown Architects
- Albert Wimmer
- Kengo Kuma & Associates + M-Teampannon
- John McAslan + Partners
- Foster + Partners
- Cruz y Ortiz Arquitectos + Szántó és Mikó