Ter mais independência na geração de energia é um caminho para driblar a alta nas contas de luz. Neste sentido, são cada vez mais comuns os pequenos sistemas de produção de energia renovável. Em Sorocaba, no interior de São Paulo, a startup Vida Maker desenvolveu uma microusina que pode ser alimentada por placa solar, energia eólica e gerador hidráulico.
A usina funciona como uma espécie de gerador. Por isso, é possível servir como fonte de energia para eletrônicos, eletrodomésticos e para iluminação.
“A ferramenta é 100% prática, de fácil manuseio e a pessoa não precisa ter nenhum conhecimento em energia solar para utilizá-la. Basta olhar o manual de instruções. É uma energia elétrica portátil. Eu estou muito surpreso com a boa procura pelo produto que nós acabamos de validar junto ao Parque Tecnológico de Sorocaba”, diz Leandro Batista, gestor de projetos da Vida Maker.
Exemplos de uso, citados pela empresa responsável, é seu potencial de uso em motorhomes e áreas remotas – durante pesquisas em campo. “Com o equipamento é possível habilitar um consultório móvel”, ressalta Batista.
Teste
A microusina de energia, batizada de Genisis, já foi testada, aprovada e começou a ser comercializada recentemente. Aliás, um modelo foi instalado no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) – espaço criado para acomodar empresas de tecnologia, projetos de inovação e instituições de ensino e pesquisa.
No PTS, a tecnologia foi sendo melhor desenvolvida e outros projetos, também da Vida Maker, foram nascendo. A mesma startup criou um veículo 100% elétrico, um aplicativo para denúncia de violência doméstica contra a mulher e um totem para recarga de celulares e eletrônicos.
Via CicloVivo.