O escritório MAD Architects divulgou o projeto para o Sanxingdui Ancient Shu Cultural Heritage Museum, um projeto que tem o objetivo de mergulhar os visitantes na ainda amplamente desconhecida civilização Shu. Incluindo uma série de estruturas curvas de madeiras espalhadas dentro de um ambiente denso verde e de águas claras, "Os Olhos de Sanxingdui" entrelaça a arquitetura e a paisagem em um espaço público cultural.
Localizada na região oeste da cidade de Guanghan, na província de Sichuan, o sítio de Sanxingui apresenta relíquias culturais com entre 2.800 e 4.500 anos de idade, incluindo máscaras longitudinais e esculturas enormes de bronze. O projeto irá ocupar o canto nordeste do local protegido no sítio. Além do museu, o design inclui um centro de visitantes, culminando em uma estratégica unificadora da paisagem.
Os trechos amplos de estrutura em madeira criam espaços abertos, livres de colunas, que permitem uma flexibilidade máxima para o caso de exposições. Durante o dia, as fachadas de madeira do prédio se misturam com a paisagem natural, enquanto durante a noite, as luzes do telhado formam estruturas que se assemelham a olhos parecidos com tochas por de trás das peças de bronze e das máscaras douradas de Sanxingdui. Desde sua chegada na área da recepção, os visitantes procedem para um salão de exibições que apresenta uma introdução da cultura de Sanxingdui. Um corredor subterrâneo leva às salas de exposição, conectado por um corredor de vidro que se estende por todo o complexo.
O esquema de pavilhão permite a preservação da paisagem existente, com suas árvores e cursos d'água. Um telhado verde conecta os vários blocos programáticos, que contém espaços adicionais, e o projeto geral se aproveita da interação entre arquitetura e natureza. Depois de sair do museu, o visitante ainda pode continuar sua jornada por um boulevard preservado até o Salão de Experiências Digitais, os Centros de Preservação de Relíquias Culturais e o Centro de Exposições de Restauração, além da sala de estudos.
- Área total: 90,000 metros quadrados
- Área construída: Museu 28.650 m², Centro de Recepção aos Visitantes 5.830 m².
- Arquitetos: Ma Yansong, Dang Qun, Yosuke Hayano
- Equipe de Competição do Projeto: Tiffany Dahlen, Liu Zifan, Pittayapa Suriyapee, Ma Yiran, Cievanard Nattabowonphal, Luo Man, Chen Hao, Chen Shijie, Wang Shuang, Xiao Yuhan